A Apple terá abandonado nos últimos dias um projeto onde estava a desenvolver uns óculos de realidade aumentada, que funcionariam com ligação aos seus computadores Mac. Segundo uma notícia avançada pela Bloomberg, o equipamento fica pelo caminho porque nos testes realizados não respondeu aos níveis de performance que a empresa desejava, mesmo depois de vários ajustes para alcançar esse objetivo.

A informação publicada também adianta que o modelo corria o visionOS, o mesmo sistema operativo usado no Vision Pro, mas a ideia não era que fossem um sucessor direto do modelo, embora a marca também continue a trabalhar nessa ideia, já que o headset acabou por não conseguir reunir argumentos com peso suficiente para se tornar um sucesso.

Mais inovação e melhores preços vão acelerar adesão à realidade aumentada e virtual já a partir de 2025
Mais inovação e melhores preços vão acelerar adesão à realidade aumentada e virtual já a partir de 2025
Ver artigo

Em termos de design, os óculos de realidade aumentada da Apple teriam um aspeto idêntico aos de uns óculos normais e seriam um dispositivo para usar no dia-a-dia. O modelo tinha ecrãs incorporados, onde podiam ser projetadas informações, imagens e vídeos.

Ao contrário dos Vision Pro não deixavam ver os olhos dos utilizadores. Tinham lentes que mudavam de cor de forma a indicar se o utilizar estava ocupado com alguma tarefa, ou disponível. A Bloomberg diz que o produto era semelhante ao protótipo Orion, que a Meta apresentou no ano passado e compara também o equipamento com o One da XReal.

Veja ou reveja os óculos de RA Orion da Meta, comparados ao modelo da Apple

O plano inicial seria ligá-los ao iPhone, mas a marca concluiu que o smartphone não tinha capacidade de processamento suficiente para suportar as funcionalidades do dispositivo e que o impacto na bateria do equipamento seria muito pesado.

Internamente, o projeto dos óculos de realidade aumentada cai com as equipas envolvidas a considerarem que faltou foco e uma estratégia de desenvolvimento clara, segundo a Bloomberg, mas a Apple não abandonou a ideia de desenvolver um produto para este segmento.

Entretanto, a empresa vai manter desenvolvimentos em torno das tecnologias que pretendia usar no modelo, como os ecrãs do tipo microLED, que podem vir a ser usados em produtos no futuro.