Nos últimos três meses de 2023 a Apple passou a liderar o mercado mundial de smartphones, superando as vendas da Samsung. No primeiro trimestre de 2024 a sul-coreana recuperou a liderança e voltou a ser a empresa com maior volume de equipamentos enviados para as lojas. Os dados apurados pela IDC revelam que entre janeiro e março foram expedidos pelos fabricantes 289,4 milhões de unidades de equipamentos móveis, mais 7,8% que em igual período do ano anterior.

Para a Apple, as contas finais do trimestre significam uma redução de vendas de quase 10%, para 50,1 milhões de unidades. Para a Samsung o volume de vendas também foi ligeiramente inferior. Ambas as fabricantes perderam quota de mercado para a concorrência, embora a IDC acredite que a liderança do segmento de gama alta, o mais valioso do mercado, continuará a ser disputada pelas duas empresas.

IDC - Vendas de smartphones 1ºtrimestre 2024
créditos: IDC

“Embora a IDC espere que estas duas empresas mantenham o seu domínio no segmento alto do mercado, o ressurgimento da Huawei na China, bem como os ganhos notáveis da Xiaomi, Transsion, OPPO/OnePlus e vivo, farão provavelmente com que ambos os OEM procurem áreas para expandir e diversificar”, sublinhou Ryan Reith, vice-presidente do Worldwide Mobility and Consumer Device Trackers da IDC, citado na nota que divulga os números.

No top 5 do mercado mundial, a empresa que mais ganhou com a perda de quota das duas maiores fabricantes foi a Transsion, que entrou diretamente para a quarta posição do ranking, logo a seguir à Xiaomi que também conseguiu melhorar a sua quota de mercado para os 33,8% no período. O Top 5 fecha com mais uma marca chinesa, a Oppo, que perdeu terreno para a concorrência nestes três primeiros meses do ano.

A IDC sublinha ainda que continua a verificar uma tendência para a preferência dos consumidores por equipamentos mais caros, porque os períodos de troca são hoje mais longos e mais gente prefere fazer esse investimento. As alterações no top 5 também devem continuar, à medida que os novos atores vão ajustando as suas estratégias para conquistar mercado.