À medida que a Apple se prepara para revelar ao mundo a sua nova linha de smartphones novos documentos submetidos pela gigante de Cupertino à Federal Communications Commission (FCC) apontam para a possibilidade da empresa lançar uma nova versão dos carregadores MagSafe, compatível tanto com o iPhone 12 e com o futuro iPhone 13.
Os documentos submetidos ao regulador norte-americano indicam que a Apple testou a nova versão da tecnologia de carregamento em oito modelos de iPhone. Quatro deles (A2176, A2172, A2341 e A2342) correspondem aos modelos que compõem a linha de smartphones iPhone 12.
Já os restantes equipamentos, cuja designação surge apenas como “Novos smartphones”, podem corresponder aos quatro modelos que vão compor a gama iPhone 13. Recorde-se que de acordo com previsões avançadas anteriormente pelo conhecido analista Ming Chi Kuo, a nova “família” iPhone 13 será composta por quatro modelos, à semelhança da mais recente, com as duas versões Pro a terem ecrãs com taxas de atualização de 120 Hz.
Para já, a documentação submetida pela Apple à FCC não revela mais pormenores acerca das diferenças entre a futura geração de carregadores MagSafe e a anterior. Curiosamente, um dos diagramas que figura nos documentos demonstra o disco de carregamento do dispositivo a ser utilizado para carregar AirPods.
Que novidades vai trazer o iPhone 13?
Segundo rumores que circulam online, o design dos novos smartphones da Apple será semelhante à versão anterior. A dimensão dos ecrãs será a mesma dos smartphones da linha iPhone 12: 5,4, 6,1 e 6,7 polegadas. Em destaque está também um espaço no topo do ecrã para a câmara e sensores, ou notch, com dimensões mais pequenas do que o habitual.
No seu interior, os equipamentos devem recorrer a modems Snapdragon X60 da Qualcomm, assegurando suporte a redes 5G. Acredita-se que os smartphones terão baterias com maiores dimensões do que a geração anterior, assim como suporte à tecnologia Lightning. Por outro lado, rumores anteriores davam a conhecer que alguns dos modelos da geração iPhone 13 poderiam ser totalmente wireless, suportados pela tecnologia MagSafe para o carregamento, dispensando as portas USB-C ou Thunderbolt.
Mais recentemente, surgiram novos rumores que apontam para a possibilidade dos smartphones terem suporte a comunicações por satélite, dando aos utilizadores a possibilidade de fazerem chamadas e de enviarem mensagens, mesmo quando não há cobertura 4G ou 5G, ou até ligação a uma rede Wi-Fi.
Para já, o acesso à funcionalidade só estará disponível em certos mercados. Aliás, a Apple tenciona mesmo lançar o seu próprio conjunto de satélites LEO (Low Earth Orbit) para permitir as comunicações, embora este seja um plano que ainda demorará vários anos até ser concretizado.
Espera-se que a nova linha de equipamentos conte com um processador A15 mais rápido, que incluirá opções de armazenamento de 1 TB e que todos os modelos disponham de tecnologia LiDAR. Os smartphones poderão contar com um ecrã always-on, semelhante ao do Apple Watch e ao de muitos smartphones Android.
Anteriormente, tanto o conhecido “informador” Max Weinbach como o analista Ming-Chi Kuo tinham referido que a Apple recorreria à tecnologia LTPO nos seus novos smartphones.
Além de rumores que dão conta de mudanças no módulo de câmara e ecrã, uma nova patente submetida pela gigante tecnológica sugere ainda que o próximo modelo poderá chegar sem qualquer tipo de botões físicos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários