No seu mais recente Apple Event 2020, a gigante de Cupertino revelou ao mundo o novo Apple Watch Series 6. O relógio inteligente chega acompanhado de uma série de melhorias e novidades, como um sensor que mede os níveis de oxigénio no sangue, semelhante ao que existe no novo Galaxy Watch3 da Samsung.

Mas será que o Apple Watch Series 6 é fácil de consertar? De ferramentas em riste, os especialistas da iFixit decidiram pôr o novo relógio inteligente à prova e notaram que o equipamento mantém o mesmo nível de reparabilidade do seu antecessor. Porém, depararam-se com algumas surpresas, umas mais positivas do que outras, ao longo do processo.

Ao contrário do Apple Watch Series 5, o novo relógio é muito mais fácil de abrir, graças à falta de um sensor Touch Force. Segundo a iFixit, o componente presente nos equipamentos anteriores, que era utilizado para detetar a força com que os utilizadores premiam o ecrã, era demasiado frágil e propício a sofrer danos.

Os técnicos notaram que as baterias usadas na nova geração de relógios inteligentes são maiores do que as da Series 5. Ao todo, há um aumento de capacidade de 3,5% no caso da bateria de 44mm (1,17Wh), e um de 8,5%, no que toca à bateria de 40mm (1,024Wh). O novo motor de vibração é também maior, sendo feito completamente de metais reciclados.

Já os restantes componentes do Apple Watch são praticamente impossíveis de explorar sem causar danos ao equipamento. Além do processador, que está coberto de resina endurecida, o sensor que mede os níveis de oxigénio no sangue está soldado ao relógio.

Pontuação reparabilidade | Apple Watch Series 6
créditos: iFixit

Em suma, o Apple Watch Series 6 alcança uma pontuação de 6 em 10 na escala de reparação da iFixit. De acordo com os especialistas, a substituição do ecrã pode ser um processo difícil, mas é possível. Já a substituição das baterias é relativamente descomplicada. A nível de pontos negativos, a iFixit indicou que os cabos de vários componentes estão fixados à estrutura do relógio e, caso haja algum corte acidental, são necessárias competências avançadas em soldagem para resolver o problema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.