Apresentada no último World Mobile Congress em Barcelona, a nova geração de smartphones da Asus arranca com o primeiro modelo a chegar às lojas, o ZenFone 5 Lite.

O fabricante taiwanês reclama para si o primeiro dispositivo com quatro câmaras, duas em cada lado do aparelho. Na parte da frente pode encontrar uma câmara de 20MP, assistida por uma panorâmica de 120º. Na traseira é igual, embora a câmara seja apenas de 16 MP, dando maior importância às selfies.

De notar que cada câmara funciona de forma independente para melhores resultados, tanto ao nível de panorâmicas como selfies.

Tal como o SAPO TEK já tinha adiantado, a aposta da empresa vai para a introdução de inteligência artificial para diversas funcionalidades do aparelho, não ao nível do reconhecimento de imagens para assistir a câmara fotográfica, mas igualmente ao nível da gestão da bateria e o volume do som. Ao nível da fotografia, as câmaras inteligentes conseguem distinguir a composição das imagens em 16 cenários distintos para se obter melhores composições, reconhecendo objetos como comida, animais, flores ou paisagens com o por do sol e o mar, para referir alguns.

O ZenFone 5 Lite que agora chega às lojas é o modelo mais modesto dos três smartphones da Asus, utilizando um modelo Snapdragon 630 Mobile, 4 GB de RAM e uma bateria de 3300 mAh. O ecrã panorâmico 18:9, de seis polegadas, debita imagens Full HD+ a 2160x1080, enquadrando a câmara frontal no já popular notch para uma imagem completa. Outras características do smartphone é o suporte para ligação NFC, reconhecimento facial e impressões digitais para desbloquear o aparelho, dois leitores de cartões SIM e um de microSD até 2TB.

O Asus ZenFone 5 Lite está disponível nas lojas a 399,99 euros. O ZenFone 5 chegará ainda em abril e o topo de gama, o ZenFone 5Z, está previsto chegar em junho.