A Metaboards, empresa sediada em Oxford, no Reino Unido, está a desenvolver uma tecnologia inovadora que vai permitir carregar vários telemóveis em simultâneo, bastando para isso pousá-los numa superfície.

Esta nova tecnologia baseia-se num novo tipo de materiais – designados por metamateriais - feitos de compostos como plástico ou metal organizados em estruturas geométricas, com propriedades que não existem na natureza. As bases da Metaboards são colocadas numa mesa ou secretária e qualquer dispositivo que seja colocado na sua superfície carrega a bateria apenas pelo contacto.

As bases serão fabricadas pela Metaboards em vários tamanhos, de modo a poderem ajustar-se a diferentes mesas ou secretárias. A empresa acredita que, se vierem a ter o impacto no mercado que espera, no futuro poderão vir já incorporadas no próprio móvel.

Nedko Ivanov, CEO da Metaboards, afirmou à Business Cloud que esta tecnologia poderá vir a ser adotada em massa, pois considera que os carregadores Qi são bastante limitados. A tecnologia utilizada atualmente por marcas como a Apple ou Samsung apenas permite o carregamento de um dispositivo de cada vez. De notar que a Apple cancelou recentemente o AirPower, incentivando ao surgimento de novas soluções Qi.

A Metaboards tem contrato com uma das maiores fabricantes de smartphones para apresentar uma prova de conceito. Nedko Ivanov espera conseguir acordo com mais duas até ao fim de ano, de forma a poder massificar esta nova tecnologia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.