O sistema Easytoll, desenvolvido em 2012, permite aos condutores de viaturas de matrícula estrangeira que circulem em autoestradas portuguesas utilizarem os sistemas de cobrança de portagem eletrónicos, conhecidos por pórticos. A adesão ao sistema de pagamento de portagens para viaturas de matrícula estrangeira está agora disponível online em Portugal e é válida por 30 dias.

O pagamento de portagens nos pórticos das autoestrads tem sido um problema para quem se desloca a Portugal de carro, nomeadamente visitantes espanhóis e também imigrantes, que têm de aguardar em longas filas nas fronteiras para usar os sistemas, ou são confrontados com multas vários meses depois da passagem por Portugal.

A subscrição do novo serviço tem de ser feita através do portal Portugal Tolls, desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal (IP). Para o governo português, esta solução vem "simplificar o serviço prestado aos visitantes, por via terrestre, do país", ao permitir que a adesão ao Easytoll possa ser feita online, inclusive através de dispositivos móveis.

Em comunicado, a secretária de estado do turismo Rita Marques considera que esta é uma "medida importante", face aos problemas do sistema. "Há muito que se procura uma melhor solução para a problemática das portagens para as viaturas de matrícula estrangeira, uma vez que o atual sistema de pagamento de portagens sofre de constrangimentos que afetam não só a eficácia na cobrança de portagens, como também a imagem do país junto dos que nos visitam", explica.

Já o secretário de estado da IP, Jorge Gelado, garante que "colocar as novas tecnologias e o novo mundo digital ao serviço das pessoas é um objetivo constante" do organismo. Mostrando-se confiante, afirma que a IP "acredita muito no sucesso desta medida", já que a partir de agora o condutor já não precisa de se deslocar a um serviço de adesão físico num momento prévio à sua circulação na autoestrada.

Desenvolvido em 2012, o sistema Easytoll é uma solução de pagamento automático válido para veículos de matrícula estrangeira em autoestradas com sistemas de cobrança de portagem exclusivamente eletrónicos. Isto significa que não é necessário passar por cabines de portagens nas entradas e saídas, sendo associado um cartão bancário à matrícula do veículo. Em 2019 foram registadas cerca de 450 mil adesões ao Easytoll.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.