![Colunas da Google gravavam áudio mesmo sem a frase de ativação. Atualização gerou](/assets/img/blank.png)
As colunas inteligentes têm sido bastante polémicas por razões de privacidade e agora é a vez do Google Home apresentar, mais uma vez, um ponto crítico, que já foi corrigido. Depois de uma atualização feita a alguns equipamentos, a coluna inteligente da Google conseguia gravar "incorretamente" os seus utilizadores, mesmo quando não tinham ativado a assistente inteligente, dizendo a frase de ativação como "ok Google".
Depois de uma queixa de um utilizador no Reddit, a empresa confirmou o incidente de forma discreta, numa página de suporte. A gigante tecnológica explica que atualizou um determinado número de equipamentos com o Google Assistant, não especificando quantos, para responderem a sinais auditivos, sem ser necessário a frase de ativação escolhida pelo próprio consumidor.
Antes disso, o Protocol já tinha dado conta da falha do assistente digital da Google que afetava a privacidade dos utilizadores. Ao site, a empresa garantiu que se tratou de um erro rapidamente corrigido.
A verdade é que colunas inteligentes de várias marcas, e os próprios assistentes virtuais, têm estado "mergulhados" em polémicas. Em março de 2020, por exemplo, um estudo revelou que estas colunas podem “acordar” por engano até 19 vezes por dia. Os especialistas concluíram que as assistente inteligentes com mais ativações acidentais são as da Apple e da Microsoft.
No caso do Homepod, a Siri “acordava” sempre que surgiram palavras que rimavam com “hi” ou “hey” seguidas por algo que começava pela letra S, ou ainda por algo que rimava com “ri”. Já a Cortana era ativada quando ouvia palavras começadas por “Co”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários