A Samsung, Huawei e Apple são as marcas de smartphones mais populares em Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica. Esta é uma das conclusões de um estudo da DECO que definiu as marcas de equipamentos eletrónicos mais fiáveis, com base nas avarias mais frequentes e no nível de satisfação dos seus associados, em dados recolhidos em 2018 e 2017.

A maioria dos inquiridos tem um smartphone recente, sendo a Samsung, a Huawei e a Apple os mais utilizados de acordo com as respostas do inquérito. E quanto aos problemas mais reportados, 27% dos inquiridos apontou problemas de bateria enquanto 23% mencionou falhas no ecrã tátil.

Num universo em que quase metade pagou até 250 euros por um smartphone, o Android é o sistema operativo (SO) mais utilizado. Quanto à fiabilidade, além das marcas mais populares, empresas como a OnePlus, Lenovo, Xiaomi, ASUS e Nokia também recebem nota máxima da DECO. A Bq, a Acer e a Alcatel estão no grupo das que recebem quatro estrelas, numa escala de zero a cinco. Percorra a galeria para saber quais as marcas mais fiáveis em todos os equipamentos eletrónicos analisados pela DECO.

Com falhas semelhantes, tablets com ligação Wi-Fi e SO Android foram escolhidos por quase 70% dos inquiridos. 22% dos inquiridos reportaram problemas de bateria e ecrã tátil e 21% de falhas no carregador, num universo em que cerca de metade optou por um modelo de gama média, com 16GB em 27% dos casos e ecrã até 8,5 polegadas. Quanto a valores, cerca de metade pagou menos de 300 euros, sendo a Google, a Apple, a LG, a Samsung e a Sony as marcas consideradas mais fiáveis, por oposição às Carrefour e Storex.

Smartphone, televisões e tablets
Estudo DECO
Telecomunicações voltam a liderar queixas dos portugueses à DECO
Telecomunicações voltam a liderar queixas dos portugueses à DECO
Ver artigo

A Samsung é a marca mais popular no que diz respeito aos televisores, numa amostra em que 39% dos inquiridos têm um televisor com três anos ou menos. Sete em cada 10 inquiridos optaram por um modelo LCD de gama média, mais de metade do tipo smartTV, com valores entre os 300 a 750 euros.

Os principais problemas que afetam os televisores estão relacionados, em 22% dos casos, com falhas no comando, mas os utilizadores também se queixam de problemas no ecrã e nas ligações. Apesar de a Samsung ser a marca mais popular, são a Panasonic e a Sony que lideram em pé de igualdade no campeonato da fiabilidade. Ao nível da satisfação global, os inquiridos mostram preferência pela marca Loewe com 8,3 na satisfação global, numa escala de 1 a 10, e a Akai é a que menos agrada, com 6,7 de média.

Problemas de bateria são uma das maiores queixas

Já no mercado dos computadores portáteis, a ASUS e a HP são as marcas mais populares no país. Dois terços dos inquiridos optaram por um modelo de gama média, geralmente notebook, quase sempre com Windows, visto que apenas 8% utilizam um equipamento com MacOS.

À semelhança de outros casos, problemas de bateria são os mais reportados, seguidos de falhas no disco rígido e no carregador. 500 a 800 euros foi o orçamento de um terço dos inquiridos, numa lista onde a Apple lidera no ranking de satisfação, com uma média de 8,2 em 10, enquanto a MSI se destaca na fiabilidade. No extremo oposto, estão os equipamentos da LG, com as piores notas na satisfação e na fiabilidade.

PCs e máquinas fotográficas
Estudo DECO

Sendo a Canon a mais popular na amostra, cerca de 50% das máquinas fotográficas dos inquiridos têm mais de cinco anos, algo que não acontece em mais nenhum dos outros equipamentos eletrónicos analisados. Mas os problemas da bateria continuam a ser os mais destacados, com 18% dos inquiridos a escolherem esta opção, apesar de um "número significativo de avarias ao nível do sistema de proteção de lentes e do leitor de cartões".

A maior parte dos utilizadores optou por modelo compacto de gama média e gastou até 500 euros na maioria dos casos. A Leica lidera na satisfação global, mas as marcas Panasonic, Nikon, Canon, Fujifilm e HP destacam-se na fiabilidade no mundo das máquinas digitais.

Este estudo contou com 67.702 respostas válidas, 8.766 das quais de participantes portugueses e o artigo está disponível na edição de outubro da revista PROTESTE.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.