A Organização Europeia de Consumidores (BEUC na sigla em inglês) recebeu mais de 25 mil queixas relativas a um problema dos comandos Joy-Con da Nintendo Switch conhecido como “Joy-Con Drift” e apela agora a que seja aberta uma investigação por toda a Europa acerca do sucedido.

O problema surge quando os Joy-Con começam a registar inputs involuntários enquanto o utilizador está a jogar, resultando, por exemplo, na movimentação de personagens ou do cursor mesmo sem o jogador ter pressionado qualquer botão.

De acordo com a BEUC, 88% das pessoas que realizaram queixas afirmam que os comandos se estragaram durante os dois primeiros anos de uso. Em representação dos consumidores em países como Portugal, França, Bélgica, Holanda, Itália, Noruega, Eslováquia, Eslovénia e Grécia, a organização já fez chegar as suas queixas à Comissão Europeia, assim como às respetivas organizações de consumidores.

A BEUC afirma que a Nintendo deve ser responsabilizada e, até que toda a situação esteja, de facto, resolvida, a fabricante japonesa deve assegurar formas de os jogadores poderem ter os seus comandos concertados sem custos adicionais. A organização sublinha também que a empresa deve informar mais adequadamente os consumidores acerca do curto prazo de vida útil dos equipamentos.

“Está mais do que na altura para as fabricantes pararem de colocar no mercado produtos que se estragam muito rapidamente. A criação desnecessária de lixo eletrónico vai contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu”, enfatiza Monique Goyens, Diretora-Geral da BEUC.

A responsável indica que, para ajudar os consumidores a fazerem decisões mais informadas, as fabricantes deviam ser obrigadas a disponibilizar mais dados acerca da durabilidade dos seus produtos.

Recorde-se que, em dezembro do ano passado, a DECO, que tinha vindo a receber múltiplas reclamações sobre o assunto, estava a pedir aos jogadores afetados os seus testemunhos, uma medida feita também por nove organizações pares na Europa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.