A Antutu utilizou a sua plataforma de benchmark para recolher uma amostra das preferências dos utilizadores de smartphones Android durante o segundo trimestre de 2020. Os especialistas destacam o rápido desenvolvimento de smartphones com suporte a redes 5G, assim como a chegada de equipamentos preparados para a nova geração de redes móveis com preços mais “em conta” ao mercado global.

Em linha com as conclusões obtidas em relação ao primeiro trimestre do ano, o estudo revela que os utilizadores preferem modelos com ecrãs maiores. Os três tipos de displays mais populares são os de 6,4, 6,3 e 6,5 polegadas, totalizando 45,7% dos registos feitos na plataforma. Em contraste, os ecrãs com 5,5 e 5,8 polegadas representam apenas 7,9% do total.

Além dos ecrãs grandes, os utilizadores preferem conteúdos a 1080p. A resolução mais popular é a de 1080 x 2340, representando 36,1% dos equipamentos registados. Os smartphones com resoluções de 720p estão a diminuir e representam, ao todo, apenas 7% das preferências dos utilizadores.

No que toca aos processadores, a Qualcomm continua a dominar as preferências. O estudo indica que 57,7% dos smartphones registados têm processadores da fabricante norte-americana. Seguem-se os SOC da Samsung com 14,8%, os que são produzidos pela HiSilicon da Huawei com 14,6%, e, por fim, os da MediaTek com 11,9%. A esmagadora maioria dos utilizadores prefere chips de oito núcleos, representando 94,8% do mercado analisado.

As preferências dos utilizadores são também mais exigentes no que toca à memória e armazenamento. Assim, destacam-se os smartphones com 6 GB de RAM, significando 33,9% das preferências.

Embora registem uma pequena diminuição em relação ao trimestre passado, as memórias de 4 GB continuam a ser populares, totalizando 28,2% dos registos. A AnTuTu detalha ainda um aumento de 4% em relação aos smartphones com 8 GB de RAM, que representam agora 18,5% do total.

Os equipamentos com 128 GB de armazenamento interno ultrapassam os que têm 64 GB, sendo preferidos por 41,4% dos utilizadores. A Antutu destaca também o aumento de 1,5% em relação ao armazenamento interno de 256 GB que representa agora 9,1% dos smartphones registados.

O Android 10 é agora a versão mais popular do sistema operativo da Google, sendo preferido por 60,3% dos utilizadores. O valor representa um aumento de 31,7% em relação ao trimestre anterior. Já o Android 9 apresentou uma descida de 25,8% em comparação com o período homólogo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.