Uma pesquisa da Juniper Research estima que num prazo de cinco anos os óculos inteligentes, popularizados pela Google antes mesmo de os colocar no mercado, serão um gadget de sucesso, com um número elevado de utilizadores.



Segundo a empresa de estudos de mercado, em 2018 as vendas anuais de óculos inteligentes atingirão os 10 milhões, um número muito superior às 87 mil unidades que deverão ser vendidas durante este ano.



A descida no preço dos dispositivos dará o maior impulso nas vendas e contribuirá decisivamente para o sucesso destes gadgets com ligação à Internet, capacidade para fotografar, filmar ou partilhar informação com um utilizador em movimento, em tempo real.



O preço não será, no entanto, o único fator. A capacidade de desempenharem funções de forma autónoma e não apenas como uma espécie de segundo ecrã do telemóvel será fundamental para que o utilizador reconheça valor ao produto e esteja disposto a pagar por ele.



O maior obstáculo ao sucesso deste tipo de gadgets estará na privacidade, que já hoje faz levantar um conjunto de questões, ainda os óculos da Google não garantiram uma versão comercial, à venda nas lojas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico