O Governo dos Estados Unidos vai apresentar hoje uma nova etiqueta de cibersegurança concebida para os equipamentos inteligentes. De acordo com a Federal Communications Commission (FCC), os equipamentos certificados com a US Cyber Trust Mark cumprem um conjunto de requisitos de segurança que têm por base os padrões definidos pelo National Institute of Standards and Technology (NIST).
Em comunicado, citado pelo website The Verge, o regulador norte-americano das comunicações indica que entre os equipamentos inteligentes que podem receber a etiqueta incluem-se eletrodomésticos, televisões, sistemas de climatização e até dispositivos como pulseiras desportivas.
As fabricantes destes equipamentos poderão participar no programa de certificação, que se espera começar em 2024, de forma voluntária. Várias empresas já demonstraram apoio à medida, incluindo tecnológicas como a Google, Amazon, Samsung, Qualcomm, LG e Logitech, além da Connectivity Standards Alliance (CSA), responsável pelo padrão de conectividade Matter.
A FCC realça que, para receberem a certificação, os equipamentos precisam de cumprir requisitos como passwords predefinidas robustas, medidas de proteção de dados, atualizações de software e capacidades de deteção de incidentes.
A US Cyber Trust Mark em si incluirá um código QR, colocado nas embalagens, que pode ser lido através de um smartphone, dando aos consumidores a possibilidade de verificarem se os equipamentos ainda contam com a certificação e se a instalação de atualizações é necessária.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários