A Samsung revelou a segunda geração das suas etiquetas inteligentes, para ajudar os utilizadores a proteger os seus pertences. As Galaxy SmartTag2 têm um design centrado num anel e mais próximo de um porta-chaves. O seu aro permite prendê-lo facilmente a malas, chaves, bicicletas e outros objetos. As etiquetas prometem uma maior duração de vida e uma experiência mais simples a encontrar os objetos.

A funcionalidade de Compasso foi melhorada, oferecendo setas aos utilizadores a indicar a direção e a distancia da SmartTag2 em relação ao utilizador. Uma funcionalidade disponível com qualquer smartphone Galaxy compatível, como a linha Galaxy S23.

A aplicação SmartThings Find foi também atualizada e novas etiquetas registadas são geram atalhos nos smartphones, permitindo o acesso fácil e rápido. A aplicação tem agora uma visão de mapa a ocupar totalmente o ecrã e uma interface que a Samsung diz ser mais intuitiva de utilizar. Quanto muda de smartphone Galaxy, o sistema da SmartTag2 automaticamente faz a sincronização com o novo equipamento através da conta Samsung.

Veja na galeria imagens das Samsung Galaxy SmartTag2

Para que a bateria das etiquetas dure mais, a fabricante incluiu um novo modo de poupança de energia, que pode optar em vez do uso normal. Este novo modo de poupança pode ser escolhido por utilizadores que mantêm uma constante monitorização das suas coisas. E permite durar até 700 dias, o dobro da primeira geração de etiquetas da marca. No modo normal, a etiqueta tem bateria para 500 dias, um aumento de 50%.

O tamanho compacto da etiqueta, focado no design de um anel foi criado para ser usado facilmente. O interior do anel é feito de metal para maior resistência, suportando acessórios como porta-chaves ou clipes. Tem uma maior durabilidade, baseado na certificação IP67, sendo resistente a água e pó. Será assim possível utilizar a etiqueta em situações de exposição exterior, como bicicletas ou mesmo em animais.

Utiliza tecnologia de comunicação Bluetooth Low Energy (BLE) e UWB. É compatível com tecnologia de realidade aumentada para ser utilizado com a câmara do smartphone. Através de Bluetooth funciona num alcance de 120 metros, sendo possível controlar equipamentos domésticos através da app SmartThings.

A fabricante diz que mantém as questões de privacidade como prioridade, sendo que a localização do equipamento apenas está disponível com a permissão dos utilizadores. E os dados são encriptados pelo sistema Samsung Knox. E uma etiqueta apenas pode ser monitorizada e acedida por apenas um equipamento ou conta no SmartThings de cada vez.

De notar que as etiquetas enviam notificações para os titulares, caso detete utilizadores não autorizados a fazer monitorização do equipamento. Trata-se de um sistema semelhante de monitorização indesejada que a Google lançou para Android.

As etiquetas Galaxy SmartTag2 chegam hoje ao mercado por 39,99 euros por unidade ou 129,99 euros por um conjunto de quatro unidades (dois de cada cor).