Depois de ter lançado a gama de smartphones Galaxy S22, com estreia da mais recente atualização do seu sistema operativo UI 4.1, baseado em Android, a Samsung diz que outros modelos Galaxy vão ser igualmente atualizados. O objetivo é oferecer as mais recentes inovações de software a utilizadores que ainda não fizeram a troca para os novos smartphones.

O sistema operativo vai chegar primeiro aos modelos dobráveis Galaxy Z Fold3 e ao Galaxy Z Flip 3, mas depois vão também ser atualizados os modelos Galaxy A, Galaxy S21 e o tablet Tab S7 FE. Por fim, começam a ser atualizados mais equipamentos Galaxy, incluindo a série S20, os smartphones da linha Note, o primeiro Z Fold e Z Flip, o S10, série A e linha Tab S.

O UI 4.1 introduz funcionalidades avançadas de câmara, assim como a aplicação de edição Expert RAW, tecnologia de remoção de objetos ou a capacidade de partilha de fotografias de forma mais simples. O sistema operativo oferece a aplicação Google Duo, permitindo partilhar o ecrã com amigos para mostrar fotos ou vídeos remotamente. Também pode partilhar o ecrã de browser e colaborar através do Samsung Notes durante uma videochamada.

Veja na galeria algumas imagens das funcionalidades do Samsung One UI 4.1:

Para utilizadores do Galaxy S21 e S22, é possível registar as imagens no formato Expert RAW, através da aplicação de edição. É uma experiência próxima das câmaras DSLR, dando aos utilizadores avançados maior capacidade de edição. A app permite gravar em formatos jpg e ndg e o Expert RAW oferece maior liberdade criativa na definição do brilho e contrastes através dos controlos de ISO.

Outra funcionalidade destacada do novo sistema operativo é a capacidade de apagar objetos das fotografias de forma fácil, assim como sombras ou reflexos indesejados, com o respetivo toque. A aplicação também tem uma funcionalidade que deteta imagens imperfeitas, dando-lhes um retoque adicional, seja rodar ou cortar a imagem. Quando pretende partilhar uma fotografia, o sistema deteta as imperfeições e sugere correções automáticas antes de a enviar. E o Quick Share permite enviar múltiplas fotografias ao mesmo tempo, assim como vídeos e ficheiros.

Por fim, o teclado virtual dos equipamentos foi reforçado com mais elementos de gramática, para ajudar a eliminar erros na escrita de mensagens.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.