Não é o primeiro e provavelmente não será o último equipamento da Apple a viver durante anos de rumores, sem provas oficiais de existência ou de planos nesse sentido. O iPhone dobrável é um pouco como o carro da Apple, parece ter tudo para vir a existir, menos certezas.
No entanto, aqui é de facto provável que em algum momento a Apple brinde os fãs com um iPhone com estas características, uma vez que o formato, embora demore a consolidar, continua a ser perspetivado pelos analistas como tendência. Todas as análises apontam que as vendas de dobráveis vão crescer nos próximos anos.
Dito isto, há mais um rumor que parece indicar que a Apple se prepara de facto para materializar as ideias que tem vindo a explorar nesta área. Uma nova publicação online do blogger sul-coreano Yeux1122, citada por vários meios, garante que a dona do iPhone entrou no “processo formal de desenvolvimento” com fabricantes de ecrãs, para transformar finalmente o seu conceito para este tipo de equipamentos em realidade. A informação não tem mais detalhes.
Nos últimos meses, outras fontes avançaram mais rumores sobre o modelo que alegadamente terá o nome de código de V68, como indicou em julho a publicação The Information. Na mesma notícia, o site dizia que a Apple mantinha os planos para adotar o formato concha no modelo, idêntico ao design do Samsung Galaxy Z Flip e dos Motorola Rarz. Uma opção que notícias anteriores já tinham avançado estar a complicar o desenvolvimento do protótipo, por causa da dificuldade de usar o formato sem que fique uma prega no ecrã quando é dobrado. Aqui também era indicado que os contactos com fornecedores asiáticos já tinham sido iniciados.
Vários rumores têm indicado que a Apple quer lançar um modelo com estas caraterísticas até 2026. O site coreano The Elect escreveu recentemente que o lançamento vai ocorrer entre 2026 e 2027 (altura em que o iPhone assinala duas décadas de existência) e que o modelo terá um tamanho semelhante ao do iPad Mini. Tal como outras fontes já tinham feito, este site também não chama ao modelo iPhone. As informações que cita apontam que o equipamento encaixará mais no conceito de tablet do que de smartphone.
Segundo as previsões mais recentes da IDC, divulgadas esta semana, as vendas de dobráveis devem este ano crescer 10,5% mesmo com o recuo de 7,4% do terceiro trimestre e seguir em tendência positiva nos anos seguintes.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários