Recentemente a Google lançou a nova geração de smartphones Pixel 8, destacando a inteligência artificial como experiência nuclear para as diversas funcionalidades. O alinhamento de novos smartphones das principais fabricantes deverá seguir o mesmo caminho. Os rumores apontam, por exemplo, de que o Galaxy S24 da Samsung deverá atualizar o seu assistente Bixby ao nível dos sistemas atuais de IA generativa.

Com a apresentação do novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, muitas foram as fabricantes que já assumiram a atualização com a tecnologia para os próximos equipamentos de topo que vão chegar ao mercado. A Honor foi uma das empresas que confirmou o novo chip para o seu smartphone topo de gama. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, George Zhao, durante a Qualcomm 2023 Snapdragon Summit.

Qualcomm revela Snapdragon 8 Gen 3 e quem vai integrar o chipset nos próximos smartphones
Qualcomm revela Snapdragon 8 Gen 3 e quem vai integrar o chipset nos próximos smartphones
Ver artigo

O Honor Magic 6 vai oferecer um sistema de IA generativa otimizada com o novo processador. A fabricante diz que o seu modelo foi treinado para aprender com o utilizador e as suas preferências, para oferecer uma experiência mais personalizada. Segundo reporta a CNet, o assistente inteligente do smartphone, chamado Yoyo, consegue fazer pequenos vídeos usando imagens guardadas no equipamento.

Mas o principal destaque é a funcionalidade no ecrã, semelhante às Ilhas Dinâmicas do iPhone da Apple, que a Honor chama da Magic Capsule. A grande diferença é que o sistema utiliza um sistema de rastreador ocular (eye-tracking) para interagir com o smartphone. O pequeno vídeo de teasing mostra uma utilizadora a abrir a aplicação do Uber apenas ao olhar para a opção.

A corrida para o primeiro smartphone equipado com o novo chip já começou, considerando que a Xiaomi também promete lançar em breve o Xiaomi 14 (tendo sido apresentado hoje) estreando o novo sistema operativo HyperOS.