A ideia de aliar o sucesso da rede social a um equipamento móvel não tem nada de novo e a HTC tem sido mesmo uma das fabricantes que mais tem insistido no conceito, mas provavelmente sem o sucesso que esperava.

A nova parceria com o Facebook foi anunciada ontem, suportada no Facebook Home, um layer especialmente desenhado pela empresa de Mark Zuckerberg para correr no ambiente Android e dominar a integração com o serviço da rede social.

É precisamente o Facebook Home que marca toda a diferença em relação a outros modelos de “Facebook Phone” que têm sido lançados, como o HTC ChaCha que possuía um botão para acesso direto à aplicação, mas que não trazia nada de novo.

Desta vez a mudança é no software, enquanto o próprio equipamento não traz nenhuma funcionalidade extraordinária, sobretudo para quem se habituou a modelos de gama média.

O HTC First tem um processador Snapdragon dual core a 1.4 GHz, ecrã HD de 4,3 polegadas, uma câmara de 5 megapixéis com flash LED na parte traseira e uma câmara frontal de 1,6 megapixéis. Conte ainda com suporte para NFC e Bluetooth 4.0, 16 GB de espaço de armazenamento e 1GB de RAM. A bateria é de 2.000mAh.



[caption]htc fist[/caption]

O próprio aspeto é bastante básico, diferenciando-se nos pormenores em relação à qualidade que a HTC tem vindo a imprimir aos modelos de gama média e alta.

Disponível em 4 cores - branco, preto, vermelho e azul - o HTC First vai ser vendido em exclusivo pela AT&T nos Estados Unidos por um preço de 99 dólares, com fidelização de dois anos. As vendas começam a 12 de abril, mas já estão abertas as pré-reservas.



[caption]htc first[/caption]

Na Europa os primeiros anúncios de interesse foram feitos pela francesa Orange e a britânica EE, mas ainda sem data fechada, nem preço.

O TeK já contactou as operadoras portuguesas para saber se há data para a comercialização do equipamento em Portugal mas não obteve resposta até à hora de publicação do artigo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico