A HTC revelou na CES 2019, em janeiro deste ano, que o lançamento estava para breve e agora anunciou oficialmente a chegada do seu novo HTC VIVE COSMOS para 3 de outubro, e a disponibilidade imediata para pré-venda. O quarto headset da marca taiwanesa, orientado para o mercado dos videojogos para PC, promete ser o “rival” do Oculus Rift S, anunciado em março de 2019, chegando ao mercado pelo preço base de 699 dólares.

De acordo com a empresa, uma das melhorias feitas ao equipamento foi a da resolução. Agora, o VIVE Cosmos conta não só com uma resolução combinada de 2.880 por 1.700 pixéis, um aumento de 88% em relação ao headset original, mas também com a utilização de painéis LCD de modo a reduzir a distância entre pixéis, os quais contam com uma taxa de atualização de 90Hz.

Outra nova funcionalidade em destaque é a utilização de tracking “inside-out” em junção com seis sensores, prometendo uma maior amplitude a nível de movimentos.Para os utilizadores que não têm tempo a perder e querem iniciar as suas experiências imersivas sem mais delongas, o VIVE Cosmos é compatível com diversos de computadores preparados para receber equipamentos do género, graças ao sistema de portabilidade “plug-and-play”.

Com um aspecto que parece tomar inspiração das obras do arquiteto americano Frank Gehry, o design “flip-up” do headset foi criado para permitir uma passagem rápida para a realidade virtual, sem interromper a imersão do utilizador nos videojogos. Além disso, o equipamento tem em conta as diferentes formas faciais e tipos de visão de quem o utilizará, sendo também feito de materiais leves para garantir uma experiência confortável. Incluído ainda no equipamento estão os seus novos controladores, os quais se iluminam quando estão ativos.

Ainda para chegar ao novo equipamento da HTC está uma funcionalidade inédita para a marca: o suporte para mods. Embora ainda não se saiba muito sobre a primeira destas funções, chamada “Vive Cosmos External Tracking Mod”, esta está disponível quando o headset chegar ao mercado. Para já, quem aproveitar para encomendar já o seu novo headset até 3 de outubro pode habilitar-se a ganhar um mês grátis no VIVEPORT, o serviço de subscrição da plataforma de realidade virtual.