O lançamento de novos smartphones da Huawei não tem a mesma força desde que a empresa foi colocada na lista negra que a impede de aceder a tecnologia produzida por empresas do Estados Unidos. Isso significa que não é possível aceder ao 5G ou os Google Services, o que tem afastado muito público dos equipamentos. Mas a Huawei não mandou a toalha ao chão e continua a reunir o máximo de tecnologia nos seus novos equipamentos. A série P60 estreou há cerca de um mês na China e agora os olhos estão postos no Mate 60, cujos rumores apontam para o terceiro trimestre do ano.

O anterior Mate 50 Pro introduziu aquilo que a fabricante chama de obturador variável, uma tecnologia que aproxima o smartphone de uma câmara profissional. O sistema ajusta automaticamente o obturador mediante as necessidades do utilizador. A sua tecnologia XMAGE permite ainda ajustar o brilho e o contraste, e de noite, o modo Super Night desafia o utilizador a mergulhar na escuridão captando todos os detalhes dos objetos.

O certo é que a tecnologia de fotografia colocou o smartphone no topo do benchmark da DXoMark durante vários meses, apenas tendo sido ultrapassado recentemente pelo Oppo Find X6 Pro e o Honor Magic5 Pro.

Huawei Mate 50 Pro já lidera o ranking das câmaras fotográficas da DxOMark
Huawei Mate 50 Pro já lidera o ranking das câmaras fotográficas da DxOMark
Ver artigo

Segundo a Huawei Central, que cita rumores de informações do Mate 60 partilhadas na rede social chinesa Weibo, o smartphone chega no terceiro trimestre do ano. Um dos focos é a segunda geração da tecnologia de obturador variável, utilizando mais pontos de paragem do que a atual versão. Os rumores apontam a 10 pontos de paragem do obturador. Esta pode basear-se na tecnologia introduzida no P60 Pro, que é capaz de alcançar uma amplitude de F/1.4 a F/4.0.

Huawei Mate 60
Créditos: Huawei Central

A publicação explica que o obturador alterna automaticamente mediante a exposição, sendo que F.14 para fotografias em fraca iluminação e F4.0 mais focado em moldura e capacidade de gerar o campo de distância. Ao introduzir mais pontos de paragem, os utilizadores podem ter mais controlo da qualidade das fotos mediante os cenários.

As informações focam-se ainda na introdução de um sensor maior. Apesar de não haver informações detalhadas, continua-se com as comparações do P60 Pro, que utiliza o sensor IMX888 da Sony de 1/1.43 polegadas. Os rumores apontam para o uso do sensor IMX9, assumindo-se como o maior sensor alguma vez utilizado num smartphone da Huawei. Por fim, a fabricante chinesa poderá melhorar a capacidade de zoom periscópico dos seus smartphones através de uma câmara de periscópio melhorada, mantendo a qualidade das imagens, mesmo aumentadas a 200X.

O seu anúncio poderá ser feito durante o terceiro trimestre, um pouco mais cedo que o calendário do Mate 50, que foi revelado mais perto do fim do ano. Para já, as informações não passam de rumores, sendo necessário a confirmação da fabricante chinesa.