A Apple introduz muitos designs e mecanismos na sua família de smartphones iPhone ao longo dos anos, com grande tendência de serem copiados por outras fabricantes em ambiente Android. As ilhas dinâmicas causaram sensação quando foram lançadas nas versões Pro do iPhone 14 e consistem num pequeno ecrã que envolve a zona das câmaras frontais, em substituição do tradicional notch. Esta pequena área pode ser utilizada para notificações simples e outras funcionalidades.

A Huawei pode ser uma das primeiras fabricantes de smartphones Android a replicar a funcionalidade (o Realme C55 já tem um sistema chamado mini capsule que assume a mesma função). As ilhas dinâmicas podem também chegar ao Mate 60, segundo rumores vindos da rede social chinesa Weibo, apontado pela GSM Arena. Depois de uma ausência nos modelos Mate 50 e P50, a fabricante parece estar a preparar um módulo em forma de pílula no ecrã (punch hole), separando as duas câmaras e o sistema ToF 3D da moldura.

Huawei Mate 60 pode chegar no terceiro trimestre com segunda geração de obturador variável
Huawei Mate 60 pode chegar no terceiro trimestre com segunda geração de obturador variável
Ver artigo

É ainda referido que esta será a primeira vez que a Huawei lança um design de câmaras selfie posicionado ao centro do ecrã, semelhante ao que a Apple fez no iPhone 14 Pro. E é esse posicionamento inédito, apontado por uma imagem do possível modelo, que está a levar às conclusões de que a Huawei também faça algo semelhante às ilhas dinâmicas e que a fabricante crie software para tirar partido da área. Diversos utilizadores do Weibo salientam mesmo que não fará sentido a Huawei ter optado por este design de câmaras se não for para criar uma experiência semelhante à Apple.

Huawei Mate 60

O certo é que a Huawei continua a criar tecnologia de topo para os seus smartphones Mate e série P, mantendo o seu sistema de câmaras fotográficos na liderança dos smartphones. O P60 continua a liderar a tabela das câmaras mais poderosas do benchmark DXoMark.  

O anterior Mate 50 Pro introduziu aquilo que a fabricante chama de obturador variável, uma tecnologia que aproxima o smartphone de uma câmara profissional. O sistema ajusta automaticamente o obturador mediante as necessidades do utilizador. A sua tecnologia XMAGE permite ainda ajustar o brilho e o contraste, e de noite, o modo Super Night desafia o utilizador a mergulhar na escuridão captando todos os detalhes dos objetos.

Mini Capsule: Próximo smartphone da Realme vai estrear “ilha dinâmica” ao estilo do iPhone 14 Pro
Mini Capsule: Próximo smartphone da Realme vai estrear “ilha dinâmica” ao estilo do iPhone 14 Pro
Ver artigo

Em anteriores rumores, o Mate 60 foi indicado com um lançamento previsto para o terceiro trimestre do ano. E o foco será, inevitavelmente, a segunda geração da tecnologia de obturador variável, utilizando mais pontos de paragem do que a atual versão. Os rumores apontam a 10 pontos de paragem do obturador. Esta pode basear-se na tecnologia introduzida no P60 Pro, que é capaz de alcançar uma amplitude de F/1.4 a F/4.0.