Depois de novos iPads e da revelação do mais recente Apple Watch, coube a Tim Cook o momento chave, durante o evento California Streaming, para falar do futuro dos smartphones da empresa, a sua "joia da coroa" da família de equipamentos.
O iPhone 13 apresenta um novo vidro cerâmico, com maior resistência ao pó e água. Tem rosa e azul entre as cinco cores disponíveis. Suporta Face ID num moldura mais pequena, mas num ecrã com uma área maior. De acordo com a Apple, o interior do smartphone foi reorganizado para conter mais tecnologia e uma bateria maior.
O novo smartphone tem um ecrã 28% mais brilhante baseado na tecnologia Retina Display. Tem um ecrã de 1200 nits, para o modelo base, e 800 nits, para o iPhone 13 Mini. No seu interior dos equipamentos está o novo processador A15 Bionic de 5 nanometros, com seis núcleos. Dois núcleos são de performance, que promete ser 50% mais rápida. Já o GPU tem quatro núcleos, com a Apple a indicar que é 30% mais rápido que outros modelos.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre o iPhone 13
O novo processador alimenta também o módulo de duas câmaras, com 12 MP cada, sendo uma delas uma ultra grande angular. Será a composição do iPhone standard e versão mini, prometendo imagens de grande qualidade mesmo em locais interiores.
No que diz respeito ao vídeo, a Apple mantém a mesma estratégia do ano passado, oferecendo ferramentas para criar vídeos com aspeto cinematográfico, mesmo que o utilizador não tenha qualquer experiência de cinema, isto graças ao modo Cinemático disponível na aplicação da câmara. O modo foca de forma inteligente os sujeitos que entram em cena e o produtor só tem de fazer alguns toques para indicar quando a câmara foca numa ou outra personagem. Os dois modelos gravam a 4K e a 60 FPS.
Os modelos mantêm a conexão 5G, com a promessa de melhorias nas antenas e componentes associados para melhores velocidades, cobertura e duração de bateria. A Apple está também a trabalhar com mais de 200 operadoras em 60 países para otimizar as ligações.
Quanto à autonomia dos equipamentos, a empresa salienta mais tempo de vida, com mais 2,5 horas de bateria em relação ao modelo anterior. Isso deve-se não só a uma bateria de maior capacidade (que a Apple nunca revela), mas também à otimização oferecida pelo novo processador.
A Apple reforçou o MagSafe, o sistema de carregamento magnético, com novos acessórios. O iPhone mini tem 5,4 polegadas e chega ao mercado a partir de 829 euros. A versão standard tem 6,1 polegadas e chega às lojas por 929 euros. A Apple apresenta agora versões de armazenamento interno de 128 GB, 256 GB e 512 GB, confirmando-se assim mais um rumor de que a versão de 64 GB seria descontinuada.
Os modelos mais "Pro" de sempre
Por fim, Tim Cook revelou o alinhamento das versões Pro do iPhone 13, as quais apelida as "mais Pro de sempre". A principal diferença que sobressai é o módulo com três câmaras na traseira. A Apple salienta as quatro cores, com finalizações de luxo e com cerâmicas metalizadas.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre as versões Pro e Pro Max do iPhone 13
O painel frontal dos modelos Pro foi alterado, com um notch mais pequeno e com uma proteção que dá mais resistência ao ecrã. O display dos modelos Pro tem uma Super Retina XDR com 1000 nits e tecnologia ProMotion, capaz de "refrescar" dos 10 Hz até 120 Hz mediante o uso, para mais capacidade ou modo poupança de bateria. No interior há um processador A15 de 6 núcleos, um processador neural mais rápido com uma performance gráfica 50% maior que a concorrência, diz a marca.
As versões Pro e Pro Max tem uma câmara telefoto, uma ultra grande angular e uma nova angular. Um conjunto que promete oferecer soluções para qualquer ambiente ou tipo de fotografia que os utilizadores desejam captar. O novo modo ultra grande angular oferece melhores cores, mais vívidas. Já o sistema de telefoto permite captar as células das folhas, assim como as texturas minúsculas dos objetos. O sistema estilos de fotografia permite captar paisagens ou modelos com maior qualidade, oferecendo mais ferramentas para os fotógrafos profissionais ou amadores.
A bateria mantém o mesmo rácio de duração de vida, de 2,5 horas mais que os respetivos modelos anteriores. A Apple revelou ainda que deixou de lado os plásticos das embalagens. A tecnologia LiDAR continua a estar presente nos novos modelos.
As versões Pro chegam no dia 24 de setembro e podem ser pré-reservadas a partir da próxima semana. A versão Pro começa nos 1.179 euros e a versão Pro Max nos 1.279 euros. Os modelos têm quatro opções de armazenamento interno, começando nos 128 GB, 256, 512 e como novidade, 1 TB. Há ainda um modelo SE, a começar nos 499 euros.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 20h27)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários