A Apple partilhou um vídeo onde explica como deve ser usado o novo recurso de detecção de acidentes de carro, que está ativado nos novos modelos de smartphones iPhone 14 mas também nos relógios inteligentes apresentados no dia 7 de setembro, o Apple Watch Series 8, Apple Watch Ultra e Apple Watch SE de segunda geração.

O vídeo é acompanhado de um documento de suporte onde a Apple explica que a funcionalidade de detecção de colisões foi pensada para alertar para colisões de automóvel consideradas graves, como colisões frontais, laterais e traseiras ou capotamentos envolvendo carros, minivans, SUVs, e outros automóveis. A Apple avisa claramente que esta funcionalidade não pode detectar todos os acidentes de carro.

A funcionalidade de deteção de acidentes faz parte das novidades apresentadas no evento de lançamento do iPhone 14 e foi realçado durante a apresentação que decorreu no dia 7 de setembro e que o SAPO TEK acompanhou ao minuto.

Este é o vídeo de explicação da nova funcionalidade

Para identificar uma situação de sinistralidade automóvel o iPhone 14 e o Apple Watch usam sensores como o acelerómetro e o giroscópio, mas também algoritmos projetados pela Apple e que têm como base informação de mais de um milhão de horas de condução e registos de acidentes para uma identificação mais eficiente.

Na informação que foi entretanto partilhada a Apple indica que, se for detetado um acidente grave, os utilizadores podem interagir com o Apple Watch, ou com o iPhone.

Veja as imagens da apresentação dos novos iPhone 14 da Apple

Os equipamentos exibem um alerta e fazem soar um alarme, e os utilizadores podem ligar para os serviços de emergência acedendo à chamada de emergência do iPhone ou do Apple Watch, ou optar por ignorar a mensagem.

Aviso de acidente do iPhone 14 e Apple Watch
créditos: Apple

Se não fizerem nada, após 10 segundos é iniciada uma contagem decrescente, após a qual o equipamento faz a chamada para os serviços de emergência.

Para além da deteção de acidentes o iPhone 14 traz novidades a nível da câmara fotográfica e da gravação de vídeo, comunicação de emergência por satélite que só funciona nos Estados Unidos e no Canadá,  e é também mais caro do que o iPhone 13 em cerca de 100 euros.

A Apple lançou um vídeo onde condensa os pontos-chave da nova “família” de smartphones numa espécie de visita guiada de pouco mais de nove minutos e que resume bem as novas funcionalidades apresentadas.

Veja o vídeo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.