Depois de desmontarem o iPhone 15 Pro Max, que ganhou uma “má nota” na reparabilidade, os técnicos da iFixit puseram mãos à obra para espreitar o interior do modelo standard da nova linha de smartphones da Apple.

Além da Creative Electron, que, como habitual, deu uma ajuda a ver o interior do smartphone através de raios-x, os especialistas colaboraram também com a Evident Scientific, que lhes emprestou um microscópio avançado para observar todos os pequenos pormenores do iPhone 15.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Depois de removerem o painel traseiro, os técnicos mostram que o interior do iPhone 15 não é assim tão diferente do iPhone 14 lançado no ano passado. Ao contrário de outros componentes, a remoção da bateria não foi uma tarefa propriamente fácil, em especial devido ao difícil acesso às duas abas concebidas para esse propósito.

iPhone 15 é mesmo mais fácil de consertar? Pro Max prova que não e ganha “má nota” na reparação
iPhone 15 é mesmo mais fácil de consertar? Pro Max prova que não e ganha “má nota” na reparação
Ver artigo

É certo que a remoção da nova porta USB-C não foi assim tão fácil, mas os técnicos realçam que não se compara à “dor de cabeça” do mesmo processo nos modelos Pro da linha iPhone 15.

Os especialistas afirmam que, embora a Apple esteja a implementar algumas medidas para tornar os seus smartphones mais fáceis de consertar, a sua estratégia de usar software para emparelhar componentes limita as reparações.

A substituição de muitos dos componentes acaba também por trazer funcionalidades limitadas. Por exemplo, ao substituírem os ecrãs entre dois novos modelos de iPhone 15, os técnicos verificaram que as câmaras frontais deixavam de funcionar.

Em suma, a versão standard do iPhone ganha uma pontuação de 4 em 10 na exigente escala de reparabilidade da iFixit. Note-se que, para já, esta é uma pontuação “provisória” que poderá, ou não, melhorar, caso a Apple disponibilize ao público os manuais e componentes necessários para as reparações.