A Samsung já mostrou as cartas para a proposta de smartphone fino, o Galaxy S25 Edge, que tem apenas 5,8 mm de espessura e 163 gramas num corpo construído em titânio. As atenções estão agora viradas para a Apple e para o iPhone 17 Air, que embora ainda não tenha sido apresentado oficialmente, os rumores continuam a circular.

Os mais recentes rumores dão conta que o smartphone da Apple será ainda mais fino que o rival da Samsung, com 5,5 mm de espessura e 145 gramas de peso. A informação é avançada pelo MacMagazine, citando um informador conhecido como yeux1122. Se a informação sobre as medidas do iPhone 17 Air se confirmarem, esta poderá ser uma proposta diferenciadora no catálogo da Apple.

Samsung estreia tendência de smartphones superfinos com o Galaxy S25 Edge
Samsung estreia tendência de smartphones superfinos com o Galaxy S25 Edge
Ver artigo

Mas há um sacrifício que a fabricante terá de fazer. A capacidade da bateria vai diminuir drasticamente em relação aos restantes modelos de iPhone. Segundo a mesma fonte, este terá uma bateria com apenas 2.800 mAh. Estes novos rumores batem certo com outros que já circulavam, como o The Information que davam conta de uma diminuição da capacidade, obrigando a Apple a recuperar o estojo com bateria para compensar a menor autonomia do equipamento.

Ao confirmar-se os 2.800 mAh de bateria, para obter cerca de menos 0,3 mm de espessura e pouco menos de 20 gramas, a Apple estará a sacrificar 1.100 mAh de capacidade de bateria, considerando que o Galaxy S25 Edge tem 3.900 mAh. Uma diferença que pode ser um argumento de peso na escolha do smartphones pelos consumidores e que a Apple terá de trabalhar para converter.

A empresa da maçã terá outros trunfos no que diz respeito a autonomia. O seu modelo deverá usar o modem móvel que a Apple desenvolveu, o Sinope, que se estreou no iPhone 16e, considerado energeticamente mais eficiente e toda a arquitetura Apple Silicom do seu processador. A Apple poderá otimizar o consumo de energia do smartphone, mesmo tendo uma bateria com capacidade inferior.

Os rumores anteriores apontavam que o iPhone 17 Air terá um corte na capacidade da bateria que rondará os 20%, segundo os testes de avaliação da autonomia. Estes indicam que entre 60 a 70% dos testes mantiveram a utilização do smartphone sem carregamento durante todo o dia, mas a métrica da Apple é de 80 a 90%. E por isso, a disponibilidade do estojo de bateria poderá ser o plano para compensar quem não consiga manter o iPhone ligado durante todo o dia.

iPhone 17 Air com estojo de bateria? Primeiro dobrável da Apple pode acompanhar o iPhone 18
iPhone 17 Air com estojo de bateria? Primeiro dobrável da Apple pode acompanhar o iPhone 18
Ver artigo

A mudança no design e as alterações que estão a ser feitas para tornar o iPhone 17 Air uma realidade coloca a Apple numa posição mais conservadora no que diz respeito a expectativas de procura. Os rumores apontam que a Apple terá direcionado apenas 10% da sua capacidade de produção para este modelo mais fino. O resto da produção será concentrada em 40% para o iPhone 17 Pro Max, 25% para o Pro e a versão normal os restantes 25%.

Outra informação que já tinha circulado é que o iPhone Air pode deixar de usar um cartão SIM físicopara otimizar o aproveitamento do espaço. Mas a Apple poderá encontrar problemas com os reguladores na China. Os dois altifalantes habituais presentes no iPhone podem ser reduzidos para apenas um, o que causará uma diminuição na qualidade do som, apontam os rumores.