Para muitos consumidores a espera acabou. Os novos smartphones da Apple, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, já estão disponíveis em lojas físicas e online no mercado português. A NOS é a única operadora de telecomunicações a abrir um estabelecimento à meia-noite para receber os compradores mais “impacientes”, mas tanto a MEO como a Vodafone terão os smartphones para compra já durante a manhã.



O TeK contactou também outras lojas, como os Premium Reseller da Apple em Portugal, mas dos contactos conseguidos ficou confirmado que nenhuma loja iria estar aberta durante a meia-noite.



Os novos iPhone distinguem-se dos modelos anteriores sobretudo por causa do tamanho: o iPhone 6 tem um ecrã de 4,7 polegadas, enquanto o iPhone 6 Plus tem um ecrã de 5,5 polegadas.



Existem outras novidades como um processador renovado, uma câmara fotográfica melhorada e um design mais arredondado, mas o tamanho generoso do equipamento acaba por “ofuscar” as restantes características.



Para perceber melhor como tem evoluído o telemóvel da Apple, veja a seguinte infografia que resume sete anos de iPhone em menos de um minuto:





Tanto o iPhone 6 como o iPhone 6 Plus estão disponíveis em três versões: 16, 64 ou 128GB de armazenamento. A Vodafone Portugal foi a única operadora a confirmar que vai ter as seis versões disponíveis em loja, sendo que os modelos de 128GB vão estar para já reservados aos clientes empresariais.



Em Portugal o modelo mais pequeno do iPhone vai começar nos 699 euros para a versão com 16GB de armazenamento interno, subindo para os 799 euros com 64GB e para os 899 euros na versão de 128GB. Já o modelo maior terá um custo base de 799 euros para a versão de 16GB, 899 euros para a versão de 64GB e 999 euros para o modelo de 128GB. Todos os preços dizem respeito à venda de equipamentos livres de operadoras de telecomunicações.



Para compra nas operadoras com subsidiarização os leitores devem consultar o artigo onde o TeK detalha todas as modalidades nas quais os novos iPhone podem ser comprados.



Saiba ainda porque é que esta pode ser a altura ideal para comprar um iPhone e em que condições vale a pena trocar para os modelos mais recentes caso já tenha um smartphone da Apple.



A chegada dos novos iPhone está no entanto a ficar manchada por várias situações negativas para a Apple: o caso BendGate e dos iPhone 6 Plus que se dobram sem grande dificuldade; ou o grande número de bugs que têm sido encontrados no iOS 8, até na versão que devia corrigir os problemas.



No caso dos iPhone que se dobram o telemóvel da Apple está mesmo a ser gozado por outras empresas tecnológicas e por marcas que não estão diretamente ligadas ao universo dos telemóveis inteligentes.



Contra-tempos à parte, este está a ser até ao momento o melhor lançamento de iPhone de sempre para a Apple, que no primeiro fim de semana movimentou mais de 10 milhões de unidades dos smartphones.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.