Star Wars nunca morreu. Mesmo depois de, em 2005, George Lucas ter lançado aquele que foi o último filme de uma segunda leva de três episódios, a saga manteve-se viva por conta dos fãs que tem vindo a conquistar desde 1977.

O sucesso deste universo de ficção científica fica (também) atestado no seu consequente sucesso comercial. A saga é, provavelmente, uma das maiores fontes de rendimento para os vendedores de merchandising. Desde o lançamento do primeiro filme, há quase 40 anos atrás, as canecas, os peluches, os sabres de luz e demais objetos associados a Star Wars, já geraram cerca de 32 mil milhões em receitas aos retalhistas. Um valor que, concluía a analista, NPD, em 2015, está a aumentar a um ritmo de 1,5 mil milhões por ano.

Dezembro marca o lançamento de mais um filme da saga e, assim sendo, o pretexto ideal para a produção de mais um lote de produtos. E pelo menos dois deles são a epítome da tecnologia de consumo: smartphones.

Os equipamentos vão chegar ao Japão pelas mãos de uma operadora local que selou um acordo de licenciamento com a Disney e vão impelir os utilizadores a escolher o seu lado da Força. O lançamento de dois telemóveis justifica-se exatamente por isso. Enquanto um representa o "light side of the force" o outro representa o "dark side of the force".

Os smartphones foram fabricados pela Sharp, vão estar disponíveis apenas no Japão e as especificações não são propriamente semelhantes às de um topo de gama. Neste caso, ambos os lados da força contam com um ecrã de 5,3 polegadas e 1.080p de resolução, processador Qualcomm Snapdragon 820, 3GB de RAM, 22.6 megapíxeis de câmara traseira, bateria de 3.000mAh e 32GB de armazenamento interno expansível através de microSD. São decorados com motivos alusivos ao universo de Star Wars e o próprio Android 6.0, que corre no sistema operativo dos telefones, tem um tema da saga aplicado. Para além disso, há ainda uma aplicação instalada de raíz que lhe permite ver o último episódio da saga até 2020.

Ambos vão ser vendidos num pack especial que, para além do telemóvel, trará cinco figuras metálicas do filme Rogue One: Uma História de Star Wars, que estreia no próximo dia 15 em Portugal.

Os telefones vão começar a ser entregues no próximo dia 2 de dezembro, mas já estão disponíveis para encomenda.