A HMD Global escolheu quatro novos smartphones, um feature phone e dois carregadores para mostrar na edição de 2019 do Mobile World Congress. Desta vez não há telefones da nostalgia, como aconteceu nos últimos dois anos com o 3310 e o 8110, o "banana phone".

A estrela da nova gama é o flagship Nokia 9 PureView e as suas cinco câmaras, com óptica Zeiss, apresentadas num círculo com o sensor de profundidade e o flash. Os dois sensores de cor e três sensores monocromáticos conferem nitidez e detalhe. Funcionando em conjunto, permitem obter até 10 vezes mais quantidade de luz, em comparação com um único sensor de cor do mesmo tipo, garante a empresa.

“Leak”: vídeo de Nokia 9 revela cinco câmaras traseiras e tecnologia PureView
“Leak”: vídeo de Nokia 9 revela cinco câmaras traseiras e tecnologia PureView
Ver artigo

Mesmo sem nomes sonantes como o Nokia 3310, a expectativa é alta também em Portugal, onde a Nokia já tem uma quota de mercado com cerca de 7%, adiantou ao SAPO TEK Luis Peixe, responsável pela empresa no mercado português.

Todas as fotos captadas pelo Nokia 9 PureView são HDR, com até 12,4 stops de faixa dinâmica e uma profundidade total de 12MP. O smartphone também pode registar imagens em formato “DNG” RAW não comprimido – oferecendo a possibilidade de edição diretamente no telefone, graças à parceria com o Adobe Lightroom.

tek Nokia 9 PureView

Além do sistema operativo Android One, o Nokia 9 PureView tem no seu interior o processador Qualcomm Snapdragon 845, 6GB de RAM e 128 GB de capacidade de armazenamento interno. O ecrã é “PureDisplay” 2 pOLED, tendo carregamento Qi Wireless integrado e sensor de impressão digital.

Ainda não foi revelado quando é que o modelo chega ao mercado, mas já há “preço médio” de venda: 700 dólares.

O portfólio da Nokia no WMC2019 quer chegar a todos os bolsos, então também há um Nokia 4.2 e um Nokia 3.2, de gama média baixa e um Nokia 1 Plus, na gama de entrada. Há ainda um feature-phone (com acesso à internet), o Nokia 210, que terá um preço médio a rondar os 35 dólares.

O Nokia 4.2 vai estar disponível a partir de abril a um preço global de retalho de 169 dólares para a versão 2/16GB e de 199 dólares para a versão 3/32GB; e o Nokia 3.2 vai estar disponível no início de maio a um preço global de retalho de 139 dólares para a versão 2/16GB e de 169 dólares para a versão 3/32GB. O Nokia 1 Plus tem disponibilidade prevista para meados de março, com um preço a rondar os 100 dólares.

Juntam-se aos novos telefones, dois novos acessórios: o carregador sem fios Nokia e carregador sem fios portátil Nokia. Ambos os dispositivos respeitam o padrão de carregamento universal Qi, para que possam trabalhar com dispositivos de carregamento sem fio compatíveis, incluindo o Nokia9 PureView e o Nokia 8.

O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tem mais para contar. Pode continuar a acompanhar tudo aqui.

 Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.