De acordo com novos dados avançados pela IDC, o número de equipamentos inteligentes para o lar enviados para as lojas em 2022 registou uma queda de 2,6%, com 871,8 milhões de unidades distribuídas.
Depois do impulso que o segmento das Smart TVs, considerado como a maior categoria neste mercado, recebeu em 2021, com uma grande procura durante a pandemia, em 2022, foi possível verificar uma diminuição de 4,3%.
Clique nas imagens para mais detalhes
Segundo Jitesh Ubrani, analista da IDC, é provável que o segmento dos televisores inteligentes volte a cair em 2023 devido a pressões macroeconómicas, assim como a ciclos de renovação mais longos.
Com a entrada de marcas orientadas para produtos com preços mais “amigáveis” para a carteira, como a Amazon ou Roku, os especialistas esperam que o preço médio de venda das TVs diminua, à medida que estes equipamentos ganham funcionalidades premium de forma mais acessível para o público.
Apesar da queda no ano passado, a IDC prevê que o mercado dos equipamentos inteligentes para a casa registe um crescimento de 2,2% em 2023. Espera-se que o mercado continue a crescer até 2027, com o número de equipamentos a chegarem às lojas a rondar 1,23 mil milhões.
Entre as categorias que mais podem crescer este ano, suportadas pela recuperação da economia e pela maior expressão nos mercados emergentes, incluem-se os segmentos das câmaras de segurança, campainhas e fechaduras inteligentes, além dos smart displays.
“O mercado global de equipamentos inteligentes para a casa enfrenta um período de volatilidade”, afirma o analista Adam Wright. Questões como disrupções na cadeia de distribuição, inflação e desequilíbrios entre as economias impactaram o mercado no ano passado e espera-se que continuem a fazer pressão a curto prazo.
No entanto, o analista detalha que, à medida que o conceito de “smart home” se torna mais comum, os consumidores vão procurar cada vez mais equipamentos inteligentes que melhorem as suas experiências digitais em casa e mais além.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
SU7 Ultra é o novo carro desportivo da Xiaomi e chega ao mercado em 2025. Preço já foi divulgado -
App do dia
App Abstractly mostra o poder da informação resumida com inteligência artificial -
Site do dia
É esquecido? Faça anotações rápidas em post-its diretamente numa página de internet -
How to TEK
O que é o formato de imagem Webp e como gravar facilmente no computador
Comentários