Depois de uma subida de 2,5% em 2016, o número de smartphones comercializados em todo o mundo ao longo deste ano deverá crescer 3%, incentivado pela chegada de novos modelos às lojas, atingindo os 1,52 milhões de unidades, diz a IDC.
A consultora diz esperar que o momento positivo se prolongue a 2018, altura em que o número de unidades expedidas deverá aumentar 4,5%, graças à “melhoria das condições económicas em muito mercados emergentes”, assim como “de um ano cheio de novos iPhone da Apple”.
E será graças a estes novos modelos que a marca da maçã poderá recuperar das famigeradas perdas de 2016 já este ano. Face aos dados mais recentes, a IDC prevê agora que o volume de unidades expedidas este ano cresça 3,8%.
E depois de há uns meses ter avançado com projeções ligeiramente superiores, as previsões apontam agora para vendas de 223,6 milhões em 2017, que deverão crescer para os 240,4 milhões em 2018.
Relativamente à plataforma Android, e não havendo nada a apontar sobre a quota de mercado, que vai continuar elevada, a consultora destaca o preço médio de venda (ASPs na sigla para o termo em inglês) dos dispositivos com a plataforma da Google, que continua a baixar.
Sobre o Windows Phone, a nota é que as vendas continuam a cair, devendo a descida atingir os 80,9% em 2017, para apenas 1,1 milhões de unidades a chegarem às lojas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários