O mercado de smartwatches registou uma queda de 7% em 2024. De acordo com os analistas da Counterpoint, um dos fatores que contribuiu em grande medida foi o declínio de 19% no número de smartwatches da Apple enviados para as lojas.

Apesar da diminuição no número de envios, devido à maior concorrência e a ciclos de substituição mais lentos, a empresa da maçã manteve a sua posição de topo no mercado global.

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Segue-se a Samsung, que registou um crescimento de 3% em comparação com o ano anterior graças ao lançamento dos novos Galaxy Watch 7, Galaxy Watch Ultra e Galaxy Watch FE.

A Xiaomi destaca-se como a fabricante que mais rapidamente cresceu em 2024, assegurando pela primeira vez um lugar no Top 5. Segundo os analistas da Counter Point Research, o crescimento foi impulsionado pela expansão do portfólio da marca chinesa, com destaque para o bom desempenho de modelos como o Watch S1 e da linha Redmi Watch.

Pela primeira vez, o maior número de equipamentos enviados para as lojas foi alcançado pela China, ultrapassando os Estados Unidos e a Índia, realça a analista Anshika Jain. Marcas como a Huawei, Imoo e Xiaomi lideram no mercado chinês, com portefólios diversos que vão de modelos mais básicos a relógios inteligentes desenvolvidos para crianças.

Os smartwatches para os mais novos são um segmento que está a ganhar impulso, afirma o analista Balbir Singh, acrescentando que marcas como a Noise, boAt e a Fitbit da Google começaram a diversificar as suas ofertas nesse sentido.

“Espera-se que o mercado de smartwatches recupere lentamente”, afirma o analista David Naranjo. No entanto, o crescimento previsto para 2025 não ultrapassará dois dígitos, realça.

Mercado de pulseiras inteligentes cresce

Por outro lado, o mercado de pulseiras inteligentes continua a crescer. Segundo a Canalys, o número de equipamentos enviados para as lojas em 2024alcançou a marca dos 193 milhões, num crescimento de 4% em comparação com o ano anterior.

O crescimento foi impulsionado pela forte procura na China, assim como nos mercados emergentes, que permitiu equilibrar as diminuições registadas em mercados mais “maduros” como os Estados Unidos ou a Índia, afirmam os analistas.

A China afirma-se como o maior mercado para as pulseiras inteligentes, perfazendo 30% dos envios de equipamentos em 2024. A Canalys indica que este mercado registou um crescimento de 20% em comparação com o ano anterior.

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Os analistas detalham que o segmento de relógios básicos se mantém como um dos principais impulsionadores do mercado, tendo crescido 8% em 2024. Aqui, a Huawei e a Xiaomi contam com quotas de mercado de 41%, indicam os dados partilhados. O mercado de pulseiras inteligentes básicas também conseguiu recuperar, impulsionado principalmente pela Xiaomi (46%), Samsung (18%) e Huawei (17%).

“A expansão do mercado de pulseiras inteligentes em 2024 realça a crescente procura por wearables a preços acessíveis nos mercados emergentes”, afirma a analista Cynthia Chen.

“Mas os mercados ‘maduros’ enfrentam desafios crescentes, com ciclos de substituição mais longos”, indica, realçando também o impacto da estagnação a nível de inovação na procura.

“À medida que as fabricantes navegam por estas mudanças, o seu sucesso em 2025 e no futuro vai depender da sua capacidade de equilibrar inovação com acessibilidade, expandindo o seu alcance global e alavancando novas tendências, como anéis inteligentes e funcionalidades avançadas de monitorização de saúde, para aumentar a adoção”, afirma a analista.