Durante a sua conferência em Barcelona, durante o Mobile World Congress, a fabricante chinesa revelou, ou melhor, confirmou os rumores de ter um smartphone com uma câmara com zoom ótico de 10X. A mensagem já tinha sido dada no enigmático convite à imprensa para a apresentação da sua tecnologia no certame. A Oppo já havia revelado uma tecnologia híbrida de zoom ótico de 5X para smartphones em 2017, mas nunca chegou a lançar.

tek oppo

Os dispositivos atuais utilizam sistemas de software para fazer assistência digital na aproximação das imagens, mas o efeito do zoom desfoca as fotografias quanto mais puxar pelo equipamento. No que diz respeito a tecnologia de zoom ótico, a maioria dos smartphones consegue obter uma performance de 2X, antes de continuar a ser puxado pelo digital. Veja-se, por exemplo, o iPhone Xs, que utiliza um sistema de zoom ótico 2X, assistindo pelo zoom digital de 6X.

Nesse sentido, a tecnologia de zoom ótico da Oppo consegue atingir uma performance de 10X. Para tal, a fabricante chinesa construiu um sistema de 8,6 milímetros na sua câmara tripla, que inclui uma lente principal de 48 MP, uma grande angular de 120 graus e uma telefoto de 160 mm. O conjunto foi recheado com uma tecnologia de estabilização OIS (Optical Image Stabilisation) na lente principal e na de telefoto, para conseguir um efeito de zoom com maior distância, sem tremer a imagem.

Infelizmente a Oppo não apresentou nenhum smartphone com a tecnologia integrada. E tal como referido, no passado revelou um sistema semelhante de 5X que nunca chegou aos equipamentos comerciais. Mas espera-se que o sistema de zoom ótico 10X salte de um protótipo para uma versão de consumo. Foi ainda revelado que a fabricante está a trabalhar num dispositivo 5G, que poderá ser lançado no segundo trimestre do ano. Tecnologia que tem vindo a maturar desde 2015.

O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tens mais para contar e pode continuar a acompanhar tudo aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.