Não faltam leaks nas últimas semanas a divulgar alguns dos detalhes do novo smartphone da Nothing, a empresa que foi criada em 2000 por Carl Pei e um conjunto de engenheiros e investidores com o projeto de tornar a tecnologia novamente divertida e fiável. A primeira "produção" da empresa materializou-se nos auriculares ear (1) mas desde o início que foi claro que esta era a linguagem de design e a estratégia de hardware que iria ser seguida.

O SAPO TEK acompanhou o lançamento e trouxe todas as novidades do Nothing phone (1) que vai estar à venda em Londres a partir de dia 16 e que também vai ser vendido em Portugal através da PC Diga, da FNAC e da Worten, online e nas lojas.

Reveja aqui o lançamento do Phone (1)

"Estou muito entusiasmado por estar aqui e pelo que criámos", afirmou Carl Pei, fundador da empresa, logo do início da conferência que sublinhou o envolvimento dos utilizadores que ajudaram a financiar a Nothing. Apesar de admitir que não sabe se a estratégia vai funcionar, o empreendedor que criou a OnePlus e a tornou um sucesso online diz que com este apoio a Nothing já está a ganhar.

O que move a Nothing que quer ser mais do que uma tecnológica normal? O Phone (1) é apenas um primeiro passo
O que move a Nothing que quer ser mais do que uma tecnológica normal? O Phone (1) é apenas um primeiro passo
Ver artigo

Desde o início que a Nothing deixou bem claro que não vai entrar em guerras de especificações, mas Carl Pei demorou algum tempo a explicar as funcionalidades desenvolvidas especificamente para o smartphone, com o interface Glyph em destaque, e a forma como utilizou o design transparente e os 900 LEDs integrados para transmitir informação sobre quem está a ligar, notificações de mensagens, ou carregamento da bateria.

Também as críticas que têm sido apontadas foram rebatidas na apresentação. "A câmara é um pouco polémica, porque só tem um sistema duplo, mas funciona muito bem, não é preciso quatro câmaras" defende o CEO da Nothing, que também sublinhou a qualidade da imagem do ecrã OLED e o refrescamento de 120 Hz.

A usabilidade é igualmente apontada pela forma como o telemóvel se "sente". "É muito leve e colocámos alumínio reciclado à volta e vidro Gorilla Glass, por isso nunca estamos a tocar em plástico", sublinha.

O fundador da Nothing não poupou elogios à equipa e ao equipamento agora anunciado. "Fizemos um telemóvel que nos deixa orgulhosos e que queremos partilhar com  amigos e família", afirma Carl Pei, dizendo que é um passo muito importante para a Nothing.

Veja as imagens da apresentação

O smartphone está disponível em branco, transparente, e em preto, e pode ser comprado a partir de 16 de julho nos kiosques em Londres, mas nas lojas a partir de dia 21 de julho.

Um smartphone, muitas expectativas

Hoje é dia de acompanhar o lançamento do novo smartphone, que David  Sanmartín, responsável para a Europa do Sul e Este da Nothing, adiantou em entrevista ao SAPO TEK ser o centro de uma estratégia mais ampla de vários produtos conetados, numa lógica de abertura que tem faltado a outras marcas.

A partir das 16 horas vamos ficar a conhecer mais do novo smartphone que quer quebrar barreiras, diferenciar-se pelo design e pelo software e tornar a tecnologia divertida e confiável. David Sanmartín admite que os objetivos são ambiciosos mas está confiante de que os consumidores vão reagir positivamente, até pelo apoio que estão a ter da comunidade e de grandes players no mercado de telecomunicações.

O envolvimento da comunidade é mesmo um dos pontos chave para a Nothing que diz que mais de 200 mil pessoas já pré encomendaram o smartphone.

As características técnicas foram sendo reveladas com algum cuidado, primeiro o design transparente, depois alguns pormenores técnicos, e mais recentemente as primeiras fotos captadas com os telemóveis.

Veja as imagens já reveladas

Ainda assim há rumores e contra rumores, entre os entusiastas que vão vibrando com cada revelação e os que aproveitam todos os detalhes para apontar falhas na estratégia, na engenharia e até no preço.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação durante a conferência de apresentação do novo smartphone. Última atualização 16h53

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.