Manifold. É este o nome da câmara que Facebook e RED desenvolveram conjuntamente ao longo dos últimos meses. O aparelho, que conta com 16 câmaras Helium 8K, da RED, foi criado para capturar imagens em 3D e realidade virtual.

Com esta esfera, é possível gravar vídeos em VR com 60 frames por segundo. Num headset apropriado, o conteúdo reage à medida que o utilizador vira a cabeça para observar outras perspectivas.

De acordo com ambas as empresas, a Manifold é também uma câmara versátil e flexível. Em gravação, o controlador e o armazenamento podem estar a 100 metros de distância sem que isso interrompa o processo. Para processar os conteúdos, os editores terão de utilizar ferramentas da Adobe, Foundry ou OTOY, embora exista um kit de desenvolvimento que permite criar suporte para ferramentas de outras empresas.

Nem Facebook nem RED adiantaram quaisquer datas para o lançamento oficial da Manifold. De acordo com um comunicado enviado à imprensa, a câmara está ainda "no caminho para a disponibilidade comercial", o que significa que há algumas arestas a limar.

Este produto vai ter o segmento profissional como principal target, e dada a quantidade de câmaras RED que tem integradas, é seguro adiantar que o preço base deste aparelho vai rondar os vários milhares de euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.