É verdade que o lançamento do novo iPad Pro da Apple esteve “tremido” devido à pandemia de COVID-19, mas a empresa da maçã acabou por superar as dificuldades e colocá-lo nas lojas. O equipamento chega ao mercado prometendo aos consumidores que “o seu próximo computador não é um computador” e com novidades como um sensor LIDAR (Light Detection and Ranging). Mas será que o novo iPad Pro é mais “reparável” do que o modelo anterior? Os peritos da iFixit decidiram investigar e o resultado não foi muito surpreendente.

Depois de aplicarem algum calor para ajudar a soltar a parte traseira do iPad Pro, os especialistas avançaram logo para o interior com a esperança de encontrarem algo novo. No entanto, depararam-se com uma configuração de componentes muito semelhante à do iPad Pro lançado em 2018.

Novo iPad Pro continua a "aterrorizar" reparadores
Novo iPad Pro continua a "aterrorizar" reparadores
Ver artigo

A solução para poder aceder ao interior está em rodar ligeiramente a parte traseira até encontrar uma braçadeira, desligá-la e, então, começar a desmontar as peças do “puzzle”, como o módulo da câmara. Com a ajuda de um amigo felino, os especialistas testaram o novo sensor LIDAR presente no equipamento, que não os deixou muito impressionados.

A iFixit nota que a entrada USB-C do iPad Pro é modular, somando assim um ponto positivo no que toca à reparabilidade. Contudo, a partir deste ponto, a desmontagem tornou-se complicada devido à vasta quantidade de forte adesivo e “armadilhas”.

Tentar remover a motherboard é quase como uma missão impossível, pois, por baixo do componente, escondem-se cabos que, ao serem cortados, tornam o dispositivo completamente obsoleto. Relembrando a desmontagem do iPad Pro de 2018, a cola em redor das baterias também voltou a dar dores de cabeça aos especialistas.

A iFixit afirma na sua avaliação final que, embora os utilizadores possam beneficiar de mais memória RAM e até do sensor LIDAR, o novo iPad Pro continua a ser um "pesadelo" para os entusiastas de reparações. A nível de reparabilidade, o equipamento mantém a mesma pontuação do que o modelo anterior, situando-se num 3 em 10 na escala da empresa norte-americana.

Pontuação de reparabilidade do novo iPad Pro
créditos: iFixit

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.