Os especialistas da DxOMark analisaram a câmara, o ecrã e a qualidade de som do Oppo Find N2 Flip, o primeiro dobrável da marca chinesa a chegar à Europa e a Portugal, onde está à venda por cerca de 1.000 euros.

Os resultados do teste mostram que o equipamento não bateu recordes em nenhuma das categorias analisadas, mas teve boa resposta em diferentes pontos. Entre os principais atributos a favor do modelo destaca-se a qualidade da imagem, com elevado nível de detalhe e baixo ruído, tanto em fotos como em vídeos.

OPPO Find N2 Flip desafia a Samsung no formato dobrável com aposta na usabilidade
OPPO Find N2 Flip desafia a Samsung no formato dobrável com aposta na usabilidade
Ver artigo

As cores do ecrã também satisfazem, nos diferentes ambientes de luz testados, assim como o efeito da película antirreflexo do ecrã, que elimina o excesso de brilho. A qualidade do som merece igualmente notas positivas, mesmo em ambientes barulhentos, assim como a qualidade do som gravado, que segundo a DxOMark é “muito imersivo”.

Notas menos positivas para a capacidade fotográfica do equipamento quando o objetivo é captar fotos ou fazer vídeos de objetos ou pessoas em movimento, porque o sistema de focagem é instável, refere-se. Em espaços de luminosidade fraca, os resultados dos testes também não foram os melhores. A DxOMark também indica que o ponto de ativação do modo de brilho elevado está desajustado.

Na análise à qualidade da câmara o equipamento consegue assim uma pontuação de 114 pontos em 152 possíveis, garantindo a 69ª posição num ranking com 114 equipamentos analisados. Nos testes ao ecrã, o Find N2 Flip conseguiu a 36ª melhor posição do ranking (com 130 modelos) e no som assegurou a 43ª posição, em 131 equipamentos analisados. As razões para cada uma das classificações estão detalhadas no site da DxOMark e resumidas na galeria de imagens abaixo.

O Find N2 Flip é o primeiro smartphone dobrável da OPPO a chegar ao mercado internacional. Na China, o Find N já teve duas gerações. O modelo tem um ecrã exterior com 3,26 polegadas, numa relação 17:9, e pode mostrar até 6 notificações. O ecrã principal, depois de aberto, é um E6 AMOLED de 6,8 polegadas, com uma relação de 21:9 e taxa de atualização adaptativa suave de 120Hz.

A câmara principal de 50 MP, que o SAPO TeK já teve oportunidade de testar, tem um sensor Sony IMX890 com uma lente f/1.8. Na câmara frontal há um sensor de 32 MP com o sensor Sony IMX709, autofoco e lente grande angular.

No interior do Find N2 Flip há um processador MediaTek Dimensity 9000+, optimizado para gaming e com suporte para conectividade 5G, 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. A bateria é de 4.300 mAh. O equipamento pesa 191 gramas e tem 7,45 mm de espessura.