Ainda é cedo para conhecer os planos da Oppo no que diz respeito a futuros smartphones, mas já se sabe que em novembro será lançada a nova versão do sistema operativo ColorOS 15, o que poderá ser um indicador de novidades sobre o Find X8. A fabricante mostrou o sistema operativo na China, onde se destacam novas animações da sua interface e novidades na experiência do utilizador (UI).

Veja na galeria imagens do ColorOS 15:

O ColorOS 15 utiliza os motores Auroda e Tidal, permitindo as animações das aplicações correrem de forma paralela para uma experiência mais agradável quando troca entre as aplicações. Espera-se ainda efeitos mais suaves na utilização das apps, sejam elas da Oppo ou de terceiros. Estas animações são geridas pelo sistema e as aplicações podem ser mais rápidas a instalar em 26%, ao passo que a sua rapidez de resposta aumentou em 18%.

O 9to5Google aponta diversas parecenças com sistema operativo da Apple, o iOS, nomeadamente as funcionalidades disponíveis na sua própria versão das Dynamic Island, em que a zona da câmara frontal debita informações dinâmicas. Os utilizadores podem ainda personalizar o ecrã de bloqueio semelhante à implementação da Apple. E também o assistente de IA tem uma interface semelhante ao Siri com Apple Intelligence, sobretudo nas suas animações quando ativadas.

Veja o vídeo do ColorOS 15:

No caso da Oppo, o assistente chama-se XiaoBu e os utilizadores vão poder interagir com linguagem natural. O sistema vai utilizar de “circle to search”, semelhante ao da Google e da Samsung. De resto contará com muitas das funcionalidades de inteligência artificial que já são conhecidas do Oppo Reno12.

Além dos próximos lançamentos, a Oppo vai atualizar modelos como o Find X7 e outros equipamentos da OnePlus, neste caso terá a sua própria versão, o OxygenOS 15.