A Oppo apresentou hoje no seu evento Oppo Inno day 2020 três novos produtos “futurísticos”, ou não fosse o tema da conferência “Um Salto para o Futuro”. Foi revelado o seu smartphone conceptual com ecrã enrolável, o Oppo X 2021, em que o equipamento estica mediante as necessidades dos utilizadores. Mas a empresa chinesa tinha mais “brinquedos” tecnológicos para mostrar no evento.
Tony Chen, fundador e CEO da Oppo, revelou a sua “fórmula mágica” para a concretização do futuro: a 3+N+X representará a sua estratégia do desenvolvimento de tecnologia a longo prazo. Descodificando a equação, o “3” significa as três componentes tecnológicas, ou seja, o hardware, o software e os serviços que pretendem ajudar a Oppo a introduzir soluções inteligentes aos seus utilizadores. O “N” representa o número das capacidades essenciais da Oppo, que inclui a inteligência artificial, segurança, privacidade, multimédia e interconetividade. Por fim, o “X” refere-se às tecnologias de ponta e diferenciadoras, assim como o uso de recursos estratégicos, tais como a tecnologia de carregamento rápido que elevam a inovação e aumentam a experiência dos utilizadores.
A ideia do AR Glass 2021 é a aposta da Oppo no mundo digital. Estes óculos de realidade aumentada assentam numa arquitetura leve e compacta, e como a empresa refere é mesmo 75% mais leve que o anterior. Os óculos incluem diferentes sensores, como uma câmara “olho de peixe” que são comuns em equipamentos de aventura, um sensor ToF para realçar a profundidade e uma câmara RGB.
Todos os sensores garantem o reconhecimento de gestos com as mãos, para facilitar a utilização. O sistema de tracking consegue controlar 21 marcadores individuais em cada mão, de forma a captar cada movimento. E suporta ainda comandos de voz através do seu assistente Oppo Breeno.
A empresa salienta que é possível fazer interações de forma natural, mesmo com o smartphone, baseado em gestos e localização espacial. Mas também uma localização completa tridimensional com cálculos feitos em milissegundos, capaz de oferecer a localização exata. Para ser ainda mais assertivo, o AR Glass 2021 utiliza GPS, Wi-fi, Bluetooth e redes na sua comunicação.
O objetivo, diz a Oppo, é oferecer aos utilizadores experiencias reais e naturais durante a interação com o mundo projetado em realidade aumentada, através da comunicação contínua entre o utilizador e espaço envolvente.
Essa tecnologia leva, na prática, a aplicações como o CyberReal AR, o terceiro produto conceptual revelado. A sua tecnologia calcula o espaço em tempo real, reconhece o cenário em redor, sendo capaz de reconstruir o mundo ao centímetro, com localização de alta precisão, suportado pela computação em cloud da Oppo. O objetivo é enriquecer os utilizadores da sua perceção e compreensão do mundo real.
Na prática, o objetivo deverá passar por oferecer uma experiência como o Google Maps ou o Huawei AR Maps, em que os elementos de destaque, como a navegação, informação das lojas, atividades ou outros marcos de relevância são projetados com mais informação em redor em tempo real.
Estes três produtos, como referido, são conceptuais e ainda não têm uma data definida para chegar ao mercado.
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