Palmer Luckey apresentou ao mundo a sua versão do Nintendo Game Boy com cartucho: o ModRetro Chromatic. A réplica do antigo equipamento da Nintendo já está disponível em pré-venda, também em Portugal.

O ModRetro Chromatic tem uma caixa em liga de magnésio, cobertura em vidro de cristal de safira e botões em PBT. Tem ainda um ecrã IPS (um tipo de LCD) com o mesmo tamanho, resolução e estrutura de pixeis do Game Boy e o Game Boy Color originais. Apresenta ainda a mesma cor do ecrã do Game Boy Color e conta com mais de mil nits de brilho para se poder jogar sob luz natural, como se pode ler na extensa, e interessante informação divulgada por Palmer Luckey no website Modreto.com.

O dispositivo está disponível em seis cores: laranja (inferno), verde (leaf), cor-de-rosa (bubblegum), amarelo (volt), azul-claro (wave) e cinzento (midnight).

Veja na galeria imagens do novo gadget da ModRetro:

No interior, integra um Field-programmable gate array (FPGA) e um “Analogue Pocket” que permite inserir os cartuchos originais do Game Boy e do Game Boy Color. O dispositivo virá acompanhado de uma cópia genuína do Tetris, semelhante à versão de 1989. Segundo o site ModRetro, numa publicação assinada por Palmer Luckey, “é um novo Tetris, licenciado, desenvolvido internamente pela equipa, que inclui versões reimaginadas do icónico tema de Tetris”.

Acresce ainda um cabo de ligação multijogador. Para o efeito o Chromatic tem uma porta Link Cable, mas também uma entrada de auscultadores de 3,5 mm e saída de vídeo USB-C.

A empresa avança que o dispositivo pode trabalhar 24 horas, com pilhas alcalinas AA. No entanto, haverá uma opção de baterias de iões de lítio que, explica o empreendedor, “pode recarregar as suas pilhas NiMH AA através de USB-C”.

Tal como nos Game Boys originais, o áudio do altifalante é mono, com um “módulo de altifalante ultra-alto personalizado”. A ModRetro firmou ainda uma parceria com a Koss para enviar auscultadores Porta Pro retro, com cores a condizer com as opções dos novos dispositivos.

Disponíveis estarão ainda cartuchos “Chromatic” originais, com novos jogos, alguns recuperados e outros que foram cancelados mesmo do lançamento nos tempos do Game Boy.

Palmer Luckey criou e começou a vender réplicas de Game Boys
Fotografia de Palmer Luckey, da Modretro, com o seu Game Boy em 2008, créditos: modretro

Em 2018, Palmer Luckey, na imagem com o seu Game Boy, dez anos antes, integrou a lista dos mais influentes do ano. O empreendedor foi também um dos oradores em destaque na Web Summit 2022, em Lisboa.

Pentágono contrata empresa do fundador da Oculus VR para dar seguimento ao polémico Project Maven
Pentágono contrata empresa do fundador da Oculus VR para dar seguimento ao polémico Project Maven
Ver artigo

Palmer Luckey tem um percurso profissional atribulado. Entre outros episódios, é conhecido por vender a Oculus à Meta ou por ser despedido do Facebook, devido a controversos donativos políticos. O empreendedor criou também a Anduril, empresa que se dedicava ao desenvolvimento de soluções de armamento e defesa, para a qual angariou mais de mil milhões de dólares de financiamento. Trabalhou ainda para o Governo norte-americano.

A pré-encomenda do ModRetro Chromatic já está disponível e os dispositivos devem chegar a casa dos compradores na época de Natal. Custa 185,95 euros.