Um estudo da GWI em parecia com a Adsmovil traçou o perfil dos portugueses sobre o uso dos smartphones, de uma amostra de 2.576 inquéritos. Um dos aspetos interessantes é perceber como o smartphone tem vindo a substituir as consolas e o computador na procura de jogos online. E 64% dos inqueridos diz que usa o smartphone para jogar online, um perfil que a empresa aponta como tendência constante desde 2015.

Desde 2015 que o uso de computador para jogar online caiu mais de 30%, ou seja, 79% dos inqueridos usava na altura o PC, mas atualmente corresponde a apenas a 47%. E nem as consolas travaram a tendência de adoção do smartphone, tendo descido 10%, ou seja, 44% em 2015 para 34% atualmente.

Outra das conclusões é que a chamada Geração Z, os jovens com idades compreendidas entre os 16 e 24 anos, passam cinco horas online no telemóvel por dia. A população sénior, a geração Boomer, para pessoas com idades entre 58 e 64 anos, a utilização diminui para duas horas por dia.

Independentemente do tempo utilizado, há cada vez mais portugueses a abraçarem o digital, passando três horas e meia por dia no telemóvel. As redes sociais entretêm os utilizadores por cerca de duas horas e meia por dia, sendo que o Facebook continua a ser a mais utilizada, com 69% a visitar diariamente, empatado com o WhatsApp. Já o Instagram surge em terceiro com 60%.

Mas as razões do uso das redes variam, com 66% dos entrevistados portugueses a referir o contacto com amigos e familiares como principal motivo, 55% diz que serve para passar o tempo e 50% utiliza as redes para a leitura de notícias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.