Os números da empresa de estudos de mercado indicam que o Samsung Galaxy S8, anunciado a 28 de março pela marca coreana, pode ser o smartphone mais vendido em abril e maio, apesar de lançamentos recentes de outras marcas e da "surpresa" do iPhone vermelho, anunciado a 21 de março.

A pressão colocada sobre a Samsung, depois do desaire do Note 7 e dos problemas de bateria do phablet, parece poder ser ultrapassada com o novo smartphone, como adianta a empresa de estudos de mercado, reforçando os sinais positivos que esta semana já tinham sido dados com os dados da Trendforce que calcula que a Samsung recuperou o primeiro lugar de vendas que tinha perdido para a Apple.

Mesmo assim a fidelidade dos clientes a uma marca, e a um ecossistema, é cada vez maior. A Kantar mostra que a Samsung tem mais clientes a ganhar da base instalada de Android do que da Apple, onde os níveis de lealdade à marca se mantêm nos 93%.

Segundo a Kantar, apenas 5% dos novos clientes Samsung mudaram de um iPhone, enquanto 66% são clientes fieis à marca coreana e vão fazendo upgrade para novos modelos. Os restantes cerca de 30% dos compradores de novos Galaxy usavam outras marcas Android.

Recorde-se que o Galaxy S8 chega a Portugal no dia 21 de abril e que o preço mínimo ultrapassa os 800 euros.