A partir desta sexta-feira, dia 22 de maio, os smartphones entram na geração quântica, com a Samsung a ser considerada a primeira fabricante a realizá-la. Mas não se trata de um novo modelo, mas sim uma versão atualizada do Galaxy A71 5G, com a adição do chip QRNG (quantum random number generator) desenvolvido pela ID Quantique.

Esta adição de segurança é o passo seguinte na proteção dos smartphones, ao adicionar “verdadeiramente” algoritmos aleatórios, visto que as soluções atuais são relativamente fáceis de quebrar pelos hackers, por não serem assim tão “aleatórios”. Conforme é referido pela Forbes, o sistema QRNG da ID Quantique não só adiciona um número aleatório genuíno ao sistema, mas é capaz de gerar uma randomização perfeita e imprevisível ao sistema de segurança. Este processador foi desenhado e fabricado especificamente para smartphones.

tek samsung

No website da Id Quantique é explicado que o sistema de randomização quântica é obtida de uma fonte de luz capturada pelo sensor de imagem CMOS. Há um LED e um sensor de imagem na composição do chip, sendo esse díodo de emissão de luz o responsável pela emissão de um número aleatório de fotões, a partir de aquilo que foi chamado de “quantum noise”. Assim, os fotões são capturados e contados pelos pixéis do sensor de imagem, oferecendo assim números aleatórios que alimentam o gerador de algoritmos.

O sistema apresenta ainda um sistema de contramedidas, caso o processo falhe. Durante o processo físico da captura, se houver falhas, a transmissão da luz é desligada, procedendo-se a um sistema automático de recuperação, dando início a um ciclo seguinte.

Depois do lançamento do Galaxy A Quantum na Coreia do Sul, em parceria com a SK Telecom, não existem ainda planos para um lançamento mundial, ainda que a ID Quantique já tenha projetos relacionados com telecomunicações no espectro quântico nos Estados Unidos e Europa. Espera assim desenvolver a sua tecnologia em outros smartphones e redes, caso o Galaxy A Quantum seja bem-sucedido nos testes de segurança.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.