A Microsoft está apostada em dar uma nova vida ao Surface RT. Depois de ontem o TeK ter noticiado de que esta versão do tablet vai estar disponível a metade do preço para escolas e universidades portuguesas, chegam informações de que a tecnológica norte-americana pode já estar a trabalhar numa segunda versão do equipamento.

Nesta segunda versão, que deve chegar em mais do que um modelo, a Qualcomm entraria como parceira fabricante para que o Surface RT viesse equipado com processadores Snapdragon. Atualmente é a Nvidia, através do chip Tegra 3, quem equipa os tablets com Windows RT, e que continuará como fornecedora de um dos modelos do tablet.

A Qualcomm é uma das tecnológicas que tem mais presença no mercado de dispositivos móveis. Segundo a Bloomberg, que cita fontes anónimas próximas ao desenvolvimento do novo dispositivo, a adoção de chips Snapdragon vai permitir que os Surface RT atinjam melhores velocidades de navegação e download. Os chips Qualcomm também têm dominado no segmento de dispositivos móveis com suporte ao LTE.

É possível que o Snapdragon 800, a versão mais potente dos chips, seja o processador escolhido para equipar um dos próximos Surface.

A Microsoft reafirmou recentemente o compromisso que tem para com o Windows RT, versão do sistema operativo que não atraiu nem utilizadores nem fabricantes parceiros. Na próxima versão do software a empresa de Redmond vai incluir de origem a aplicação do Outlook e o calendário, na tentativa de também conseguir atrair alguns clientes empresariais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico