A Ookla é a empresa responsável pelo popular website speedtest.net, ferramenta online que testa a velocidade das ligações. A empresa decidiu fazer um estudo sobre quais os dispositivos mobile que mais rápido fazem downloads e uploads, apontando o Samsung Galaxy S9 como o "vencedor2.

Para realizar os testes, a empresa criou condições idênticas para cada smartphone, ligando-os a um modem CAT 18 LTE, permitindo velocidades até 1.2 Gbps, dependendo da velocidade das redes. No entanto, o próprio hardware dos telemóveis pode condicionar a velocidade da rede, e foi isso que concluiu a empresa, destacando o Galaxy S9 e S9 Plus como os mais rápidos, com uma margem significativa sobre os restantes aparelhos.

O novo smartphone da Samsung é assim, segundo a Ookla, 37% mais rápido que o iPhone X e 38% que o anterior S7 do fabricante, e ainda 17% superior ao Google Pixel 2. As diferenças chegam aos 42% em relação a outras marcas.

Numa época em que as ligações wireless estão prestes a fazer a transição para o 5G, os fabricantes começam a implementar infraestruturas de redes LTE, para ligações acima de 1 Gbp. Mas para melhorar a performance não bastam apenas as redes estarem otimizadas, os smartphones têm de suportar essa velocidade, como demonstrou o estudo da Ookla.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.