Conhecida sobretudo pelos seus poderosos processadores e routers para smartphones da linha Snapdragon, a Qualcomm aponta baterias a um novo segmento: o áudio nos headsets wireless. Para tal revelou uma nova linha de processadores concebidos para conectar colunas wireless e headphones de smartphones e equipamentos Android, segundo avança a Reuters.

O objetivo é ajudar as fabricantes Android a rivalizarem com a tecnologia da Apple utilizada nos AirPods, sobretudo na sua facilidade de utilização. Este segmento de produtos da Apple tem sido muito bem-recebido pelos seus utilizadores, e tornou-se num dos mais lucrativos segmentos para a marca da maçã.

E a razão é simples: o emparelhamento rápido com os equipamentos da Apple, assim como a possibilidade de partilhar streams de áudio de um smartphone com outros utilizadores. O chip wireless da Apple permite dessa forma a comunicação fácil entre os headphones e os equipamentos.

Nesse sentido, a Qualcomm lançou uma linha de chips que possibilitam funcionalidades semelhantes entre smartphones Android. Esta tem sido uma grande dor de cabeça para as fabricantes, cujas soluções nem sempre resultam. E a universalidade dos processadores da Qualcomm possibilitam a criação de produtos externos de empresas como a Audio-Technica, que aliás poderá ser um dos primeiros clientes para a primeira vaga de chips, assim como a Xiaomi, esperando-se os primeiros produtos para o verão.

“O desafio no ecossistema Android é não ser tão fechado ou integrado de forma vertical como o ambiente iOS. Está muito fragmentado”, referiu Rahul Patel da Qualcomm. Acrescenta que a empresa quer facilitar às empresas de áudio o trabalho nativo com os produtos Android.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.