Numa jogada de marketing, a Human Mobile Devices (HMD) e a Heineken juntaram-se para disponibilizar aquele que apelidam de Boring Phone. O objetivo é ajudar os utilizadores a serem mais sociáveis nas festas ou reuniões de amigos.

No início do ano, a dona da Nokia surpreendeu ao anunciar uma parceria com a Matel para conceber um futuro telemóvel flip da Barbie, um dispositivo concebido para quem quer fazer um detox digital. Na altura anunciou mais novidades para o verão.

Agora é a vez da HDM trabalhar com a Heineken e com a agência criativa Bodega para explorar a nostalgia e criar o Boring Phone destinado aos fãs de cerveja. Para ter acesso à oferta deste telemóvel, é preciso visitar o site da Heineken. Depois de confirmar que tem pelo menos 21 anos, poderá ter acesso a informações sobre o dispositivo e solicitar a oferta.

Na essência, o telefone é um Nokia 2660 Flip redesenhado, modelo que já é vendido pela empresa com diferentes opções de cores. 

Esta proposta surge como um telefone flip translúcido, sem aplicações, retro, que pretende ajudar os utilizadores a ligar-se "olhos nos olhos" com os amigos, "enquanto bebem uma cerveja fresca".

Clique nas imagens para mais detalhe

O dispositivo é real, mas não será comercializado. Está apenas disponível como brinde, havendo 5.000 unidades desta edição limitada.

O Boring Phone tem um ecrã QVGA de 2,8 polegadas no interior, um ecrã de 1,77 polegadas no exterior, uma câmara de 0,3 megapixéis e uma entrada para auscultadores de 3,5 mm. Suporta chamadas e mensagens de texto através de 2G, 3G e 4G.

Funcionalidades do Boring Phone da HMD e da Heineken
Funcionalidades do Boring Phone da HMD e da Heineken

De qualquer modo, as especificações não são relevantes, porque o Boring Phone é uma manobra de marketing divertida. A Heineken diz no seu site que se precisar de orientações para chegar, pode-se sempre enviar uma SMS para um amigo. E, enquanto espera pela resposta, pode jogar Snake, o mítico jogo dos primeiros telemóveis Nokia.

De acordo com o The Verge, o Boring Phone estará disponível através de brindes nas redes sociais no Reino Unido, seguindo-se outros mercados no final do ano - à cautela, registámo-nos para confirmar se o receberemos.

Se não conseguir o seu Boring Phone, parece que vai ser possível descarregar uma aplicação que "torna os smartphones aborrecidos" a partir de junho.