A Samsung já tinha marcado no calendário a apresentação para hoje dos seus novos modelos da família Galaxy A, confirmando assim a introdução de conetividade 5G nos equipamentos mais acessíveis. A fabricante revelou os novos modelos Galaxy A53 5G e o Galaxy A33 5G, uma fusão entre as tecnologias mais recentes da empresa em equipamentos com preços mais baratos.

Nas palavras de TM Roh, presidente do negócio eletrónico da Samsung, “acreditamos que todos os utilizadores merecem ter a oportunidade de experimentar o impacto positivo que a tecnologia móvel pode trazer às suas vidas”, reforçando que por um valor mais acessível é possível desfrutar a sua tecnologia mais inovadora. Os dois modelos são descritos como oferecendo diversas características da gama Galaxy S.

O sistema de quatro câmaras do Galaxy A53 5G inclui um sensor de 64 MP com estabilizador de imagem OIS e tecnologia VDIS, que promete captar fotografias mais nítidas e estáveis. O módulo tem ainda uma ultra grande angular de 12 MP, uma lente de profundidade de 5 MP e uma macro de 5 MP. Já a sua câmara frontal para selfies tem 32 MP, para realizar também videochamadas com maior qualidade.

Veja na galeria imagens do Galaxy A53 5G:

Quanto às câmaras do Galaxy A33 5G, conta com um sensor de 48 MP igualmente com estabilizador OIS. Tem ainda uma ultra grande angular de 8 MP, uma lente de profundidade de 2 MP e uma macro de 5 MP. A câmara de selfie tem 13 MP.

A Samsung destaca o modo Noturno que foi melhorado, capaz de captar automaticamente até 12 imagens em simultâneo, para que as imagens fiquem mais nítidas e com menos ruído. A fabricante diz que quando se filma em ambientes com pouca luz, o enquadramento da série Galaxy A é automaticamente ajustado para criar vídeos mais claros. Salienta ainda o modo Retrato, capaz de captar a profundidade de campo e os contornos do sujeito com mais precisão, graças às suas câmaras duplas, suportadas por IA. Conta ainda com tecnologias como o Objetct Eraser e o Photo Remaster para ajudar a melhorar fotos com menos qualidade.

Ambos os modelos oferecem um processador de oito núcleos a 2,4 GHz, embora não tenha sido referido qual. O Galaxy A33 5G conta com um ecrã Super AMOLED de 6,4 polegadas a 90 Hz em forma Infinity-U; ao passo que o ecrã do A53 5G é também um Super AMOLED mas com 6,5 polegadas e a 120 Hz em forma Infinity-O.

Galaxy A53 5G

Ambos os smartphones oferecem 6/128 GB de RAM e armazenamento interno, embora o A53 5G tenha uma versão com 8/256 GB. Ambos podem ter armazenamento interno expandido até 1 TB via microSD. Também a bateria de 5.000 mAh é comum aos dois modelos, incluindo o sistema de carregamento rápido de 25 W. No entanto, os smartphones não incluem carregador na caixa, sendo vendido em separado. A empresa espera com esta medida reduzir o impacto do equipamento no meio ambiente.

A moldura dos smartphones é fina, conferindo um aspeto mais elegante, que a marca diz dar continuidade ao seu design Ambient Edge, numa fusão do módulo de câmaras ao corpo do equipamento. Ambos os modelos estão protegidos por Corning Gorilla Glass 5 e oferecem certificação IP67 para resistência a água e poeira.

O sistema operativo de origem é o UI 4.1, baseado em Android 12. A Samsung garante até quatro gerações de atualizações da One UI e Android, assim como cinco anos de patches de segurança. Esta é a estratégia da empresa para prolongar o ciclo de vida dos seus novos smartphones. Tal como a restante família Galaxy, os smartphones estão protegidos pelo sistema Samsung Knox. Os utilizadores podem armazenar fotografias, notas e aplicações privadas no cofre digital codificado Secure Folder. Pode ainda controlar com quem partilha os ficheiros através do sistema Private Share.

Galaxy A53 5G

Além de compatibilidade com outros equipamentos Galaxy, tais como os auriculares Galaxy Buds e aceder à tecnologia 360 Audio, que confere ao utilizador som 3D. Por outro lado, pode ligar os smartphones ao PC, transferir ficheiros ou mesmo atender chamadas no computador.

Quanto ao lançamento dos equipamentos, o Galaxy A53 5G chega no dia 1 de abril, com um preço de 479,90 euros para o equipamento com 6/128 GB ou 539,90 euros para a versão com 8/256 GB. Já o Galaxy A33 5G só chega no dia 22 de abril e custará 399,90 euros.