A inteligência artificial (IA) deverá chegar aos relógios da Samsung já na próxima série de Galaxy Watch. O anúncio foi feito pela empresa que quer tirar partido das lições aprendidas com a série de smartphones Galaxy S24, lançada no início do ano. Estão previstas também melhorias relacionadas com a app Samsung Health, que monitoriza sinais vitais, sono e exercício físico dos utilizadores.

A Samsung pode deste modo ultrapassar a Google na integração da IA nos seus wearables. As novas funcionalidades estarão acessíveis através na plataforma One UI 6 Watch, cujo lançamento deverá ocorrer ainda durante o corrente ano, avança a Samsung em comunicado.

Estudo sobre o sono da Samsung revela que a maioria das pessoas não dorme o suficiente
Estudo sobre o sono da Samsung revela que a maioria das pessoas não dorme o suficiente
Ver artigo

Já em junho, um grupo limitado de utilizadores do Galaxy Watch terá a oportunidade de participar no programa beta. Para se inscreverem devem ter um Galaxy Watch 4 ou superior.

O relógio vai disponibilizar insights holísticos de saúde e suporte motivacional. A Samsung explica que a pontuação “Energy Ready” avalia a capacidade física diária ao incorporar métricas de saúde, incluindo padrões de sono e variabilidade da frequência cardíaca. A funcionalidade “dicas de bem-estar” ou “digital coach” dá orientação personalizada para alcançar os objetivos de saúde do utilizador.

Novo smartwatch Samsung 2024
Novo smartwatch Samsung 2024 créditos: Samsung

A Samsung diz que deu prioridade à precisão e exatidão das métricas de saúde. Os algoritmos de sono foram aprimorados, oferecendo melhores informações sobre a qualidade do sono, incluindo métricas sobre a frequência de movimentos durante o descanso e a frequência cardíaca sustentada ao longo da noite.

Os smartwatches Fitbit, da Google, também têm um indicador de “readiness” que tem em conta a capacidades de cada utilizador com base na qualidade do sono, quanto tempo dormiu e se tem estado ativo.

Pode prever-se que, tal como é necessário ter o plano Fitbit Premium para desbloquear o Daily Readiness Score, no Google Pixel Watch, os recursos do Galaxy AI precisarão de algum tipo de subscrição no futuro.

Para já, a Samsung afirma que os recursos do Galaxy AI são gratuitos até 2025.