A LG acredita que, no mercado dos wearables, os pés são o segmento que se segue. Com base numa patente registada pela empresa sul-coreana, é possível perceber que a marca está a desenvolver um par de sapatilhas inteligentes, que não só funcionam como registo de atividade, como integram uma funcionalidade particularmente interessante e diferente daquilo que estamos habituados a ver nos produtos que atualmente populam as prateleiras das lojas de eletrónica. De acordo com o documento, este calçado tem a capacidade de reduzir o som dos passos.

Mesmo naquilo que diz respeito às suas funcionalidades enquanto monitorizador de fitness, este wearable não parece incluir-se no departamento do convencional. Em vez de medir e analisar os dados gerais que são gerados com a sua utilização, este par de sapatilhas ambiciona cobrir todos os números relacionados com a saúde, que podem ser aferidos através de sensores "calçáveis". A cadência dos passos, a distância de cada passo e a capacidade aeróbica do corpo são apenas três das propostas.

Apple continua a liderar nos wearables enquanto Samsung não consegue segurar lugar no top 5
Apple continua a liderar nos wearables enquanto Samsung não consegue segurar lugar no top 5
Ver artigo

Adicionalmente, espera-se que este par de sapatilhas seja capaz de medir a pressão imposta pelo utilizador em cada parte do pé, de forma a que sejam depois dadas sugestões para que este possa melhorar a sua postura. Articulada com a IA da LG, é até possível que a tecnológica crie um sistema de alertas, para que os utilizadores possam saber que a forma como andam pode levar a complicações de saúde ainda antes de estas acontecerem.

Em 2019, as marcas que operam no mercado dos wearables deverão vender 19,91 milhões de unidades de roupa inteligente. Os analistas prevêm que este segmento cresca 22,84% no próximo ano.

Mais importa sublinhar que esta patente não foi ainda materializada num produto comerciável. A LG nunca fez qualquer menção pública oficial ao produto e é até possível que este nunca venha a conhecer a luz do dia. No entanto, a patente é um sinal de que a empresa está a trabalhar em produtos inovadores com capacidade para dar ao mercado dos gadgets "vestíveis" uma nova dimensão.