Entre os “avanços e recuos” do Governo dos Estados Unidos em relação às medidas contra a chinesa Huawei, a fabricante continua empenhada no desenvolvimento do seu sistema operativo, para fazer frente a um cenário de impossibilidade de utilização de Android nos seus equipamentos. Até aqui era conhecido como Hong Meng e Ark. Mas a Huawei registou agora o nome Harmony na União Europeia para um sistema operativo para smartphones, segundo uma patente que a LetsGoDigital teve acesso e que pode ser consultado na íntegra. Foi também registado no IPO (Intellectual Property Office) no Reino Unido.

Os especialistas apontam para a possibilidade de haver uma mudança de nome do sistema operativo, dependendo da região onde for utilizado. Segundo as informações registadas, o sistema operativo destina-se não só a smartphones, como tablets, computadores, smartwatches e automóveis.

tek huawei harmony

Ainda existe muito secretismo em torno do sistema operativo, que poderá estar pronto em agosto, prevendo-se o lançamento no final do ano, provavelmente outubro. O Huawei Mate 30 poderá mesmo ser lançado com uma versão alternativa ao Android, com o novo sistema operativo. Há rumores de que este é mais rápido que o Android e o Mac OS.

Além do sistema operativo, a Huawei necessita assegurar as aplicações, já que deixará de ter acesso à Google Play, no pior cenário. A portuguesa Aptoide poderá ser um dos parceiros alternativos e independentes de acesso a apps que a fabricante chinesa poderá escolher.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.